Shalom

Comunicado à Comunidade e Obra Shalom de Fortaleza

“O nosso auxílio está no nome do Senhor, que fez o Céu e a Terra.” (Sl 123)

Amados Irmãos,

Queremos expressar nossa solidariedade a toda humanidade, a todos os homens que sofrem os efeitos da pandemia que grava sobre a Terra nesses nossos dias. Queremos também expressar nossa solidariedade a todas as famílias de pessoas infectadas pelo covid19. Nós, Comunidade Católica Shalom, estamos unidos em oração a todos aqueles que sofrem os efeitos desse mal.

Queremos também manifestar a nossa completa sintonia com as orientações das autoridades civis do estado do Ceará e das autoridades eclesiásticas da Arquidiocese de Fortaleza para juntos enfrentarmos este atual desafio.

O momento é grave, nós sabemos, mas, antes de mais nada, é um momento a ser vivido na oração, em profunda comunhão com Deus. Pois sabemos que “O ouro é provado pelo fogo” (Eclo 2) e “A fé provada produz aprovação.” (1Pd 1). Devemos ficar atentos à realidade dos fatos, evitando a ansiedade e buscando em tudo semear a Fé e a Esperança por meio de nossas palavras e ações.

Em consonância com o período da Quaresma que estamos vivendo, recomendamos a todos os irmãos da Comunidade de Vida, Aliança e Obra a dedicarmos mais tempo à oração e à intercessão, e buscarmos a sabedoria para nos fazer próximos de todos. Além do tempo normal dedicado à oração pessoal e Estudo Bíblico, dediquemos bons e longos momentos de intercessão para que Deus intervenha e antecipe os tempos de cura para toda a humanidade. Também, façamos o propósito de recitarmos o Rosário todos os dias. Nossa Senhora do Rosário já comandou muitas vitoriosas batalhas ao longo da história do cristianismo e nos dará, com certeza, mais essa vitória. Outra forma eficaz de nos mantermos abertos ao (O)outro, vencermos o medo e vivermos a caridade é a partilha generosa da nossa Comunhão de Bens. 

Dentro do atual contexto, para zelar pela saúde dos nossos irmãos, e estando em comunhão com nossas autoridades civis e eclesiais, vamos suspender até a quarta-feira, 1º de abril, nossas reuniões de células comunitárias, grupos de oração, reuniões de ministérios, retiros, eventos e as atividades nos centros de evangelização, que poderiam gerar aglomeração de pessoas. Quanto às celebrações eucarísticas nos centros de evangelização, seguiremos as orientações das autoridades civis e eclesiásticas.

Os nossos centros de evangelização permanecerão abertos, com o Santíssimo Sacramento exposto em ambiente arejado, segundo as orientações sanitárias e as disposições de horário de cada centro. Durante este período, com a redução do número de missas na Arquidiocese, nosso compromisso de Eucaristia diária pode ser substituído pela participação pelos meios de comunicação social.

Neste tempo, estejamos unidos em comunhão. Esforcemo-nos para que a nossa comunicação seja criativa e pautada pelos vínculos da caridade. Como Assistência Local, estamos empenhados em responder às desafiantes necessidades que a vida comunitária nos apresenta neste momento.

Os pronunciamentos oficiais da Comunidade serão primeiramente publicados no Portal e o que diz respeito à comunidade de Fortaleza, na nossa página (comshalom.org/fortaleza).

Cientes de que “é do Céu que vem a força” (1Mac 3), nos unimos a todo o povo de Deus, principalmente aos mais frágeis, e nos colocamos à disposição para eventuais necessidades.

 

Em Jesus e Maria,

Assistência Local de Fortaleza.

Nota oficial da Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *