Shalom

Nota Oficial da Comunidade Católica Shalom

Como Igreja, devemos estar atentos às orientações de cada Bispo em sua diocese. Cada pronunciamento deste deve direcionar nossas ações pastorais para que nosso povo passe da melhor forma por esse tempo de prova. 

comshalom

Nota Oficial da Comunidade Católica Shalom

Unidos pela Vida em Cristo

“Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e fidelidade, comprovada, produz a esperança” Rm 5, 3b-4

Caros irmãos da Comunidade Católica Shalom,

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo – Para sempre seja louvado!

Estamos todos passando por um momento desafiante no mundo inteiro com a pandemia do vírus Covid-19. Queremos estar unidos e cheios de esperança, sabendo que Nosso Senhor Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz, sabe tirar um bem de todas as nossas provas. Na medida em que o Verbo se encarnou, nenhum homem deve mais se sentir só. Usufruamos, portanto, desta presença constante do nosso Deus que assumiu em si todas as nossas dores. Quando essa provação passar, celebraremos juntos o tempo novo que Deus terá inaugurado.

É dentro desse espírito de esperança e serenidade que devemos nos confrontar com esta pandemia. Este é também um momento de prudência que exige de nós o bom e atencioso uso do discernimento para saber tomar as decisões mais corretas. 

Como Igreja, devemos estar atentos às orientações de cada Bispo em sua diocese. Cada pronunciamento deste deve direcionar nossas ações pastorais para que nosso povo passe da melhor forma por esse tempo de prova. 

Neste momento em que é fundamental somarmos esforços para reduzir o impacto da proliferação do vírus, manifestamos o nosso compromisso com as orientações das autoridades civis de cada país onde a Comunidade está presente. 

Pelo nosso Carisma, o Senhor nos constituiu um povo orante e estamos unidos a toda a humanidade que sofre. Sentimo-nos impelidos, portanto, à caridosa intercessão. Essa situação pode trazer os seus limites, mas o Senhor nos concede a força que é capaz de mudar a História: a INTERCESSÃO. 

Como lemos no livro da Sabedoria: “Deu-lhes um prêmio numa áspera batalha, para ensinar-lhes que a piedade é mais forte do que tudo.” (Sab 10,12c). A oração move o coração compassivo de Deus, e esta é a parte que não nos foi tirada (cf. Lc 10, 42). Portanto este seja um momento extraordinário de oração e intercessão, consumindo o nosso tempo diante Daquele que sempre nos amou. 

Reforçamos, então, o convite de nos mantermos ainda mais em oração, e como sinal disso, participemos juntos da nossa campanha de intercessão clamando a misericórdia para toda a humanidade.

Neste momento, a compaixão do coração de Jesus deve fazer o nosso coração e as nossas orações voltarem-se especialmente para todas as pessoas e famílias que estão sendo atingidas diretamente por essa enfermidade, bem como todos os profissionais de saúde que estão expondo suas vidas em favor dos que sofrem. 

Além de interceder, lembremo-nos que a unidade é uma das colunas do nosso Carisma e ela nos ajudará a, juntos, vivermos e superarmos este desafio. Estejamos unidos e em comunhão às orientações de nossas autoridades locais e gerais, que estarão nos acompanhando neste momento. As dimensões de governo local e geral da comunidade estarão trabalhando em um ritmo mais intenso e poderão responder às demandas de orientação que nossa vida comunitária exige neste tempo. As nossas redes sociais oficiais serão um meio importante de nos mantermos em comunhão neste tempo extraordinário.

Também pelas conexões de internet, encontraremos novos meios para nos mantermos unidos mesmo quando não pudermos nos encontrar presencialmente. Mantenhamos com criatividade a nossa comunhão afetiva e efetiva com os irmãos das nossas células, dos nossos grupos de oração e de nossos serviços.

A Evangelização é outro pilar do nosso Carisma que não pode ser obscurecido neste período. De fato, Jesus Ressuscitado Se fez presente entre os seus discípulos quando estavam com as portas fechadas por causa do medo (cf. Jo 20,19ss). Cremos que não há portas fechadas pelas quais o Senhor não possa passar. Peçamos ao Espírito Santo que nos inspire formas criativas de nos manter evangelizando. Impelidos pela caridade, queremos ser presença evangelizadora nos meios que nos são oferecidos pela tecnologia e que são conformes às exigências sanitárias neste tempo. Com Parresia, EVANGELIZEMOS! Precisamos estar presentes na vida dos que sofrem, para consolá-los. 

Por fim, voltemos o nosso coração para aquela que é onipotente na intercessão:

“A vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita. Amém”.

São José, rogai por nós e providenciai!

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

Shalom!

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que Deus nos conceda à graça e serenidade de enfrentramos esse momento tão difícil, vamos manter um olhar fixo p o crucificado e ajudemos tbém aqueles necessitados .Força ,momento forte p evangelizarmos meus amados ?