Notícias

Confira as ações de evangelização online do Shalom que têm sido destaque na Quarentena

Atividades vão de Aconselhamento virtual a Festival de Música no Instagram com 40 artistas.

comshalom

A Comunidade Católica Shalom adaptou toda a sua rotina para continuar evangelizando, mesmo diante dos desafios que o mundo enfrenta para conter a Pandemia do novo Coronavírus.

A Instituição, que hoje tem mais de 12 mil membros, entre discípulos e consagrados, e missões estabelecidas em mais de 30 países, orientou que cada realidade siga as orientações da Igreja Local e das autoridades sanitárias para viverem bem este tempo.

Evangelização digital

Em menos de três dias, o Shalom colocou no ar 15 horas seguidas de programação evangelizadora em seu Canal oficial no Youtube. Duas Missas são transmitidas, diariamente, ao meio dia e às 18h, além do Terço da Misericórdia, rezado às 15h.

Pregações, cursos e outras orações integram a programação intitulada de LIVESH.

“Neste tempo, excepcionalmente, os nossos Centros de Evangelização estão fechados, mas a evangelização não pode parar”, pontua Padre Denys Lima, que integra o núcleo de inteligência evangelizadora.

“As reuniões dos diversos setores da comunidade também acontecem online. Nossos grupos de oração, reuniões de oração e formação da mesma forma. Embora distantes uns dos outros, estamos unidos”, garante o sacerdote.

Aconselhamento virtual

Um serviço de Aconselhamento Virtual foi disponibilizado para atendimento individual de quem busca orientação e oração.

“Era um serviço que tínhamos presencialmente em todos os nossos 29 Centros de Evangelização na Arquidiocese de Fortaleza e que agora acontece de forma remota”, explica Padre Denys.

Somente no primeiro dia de atividade, 142 pessoas foram atendidas. “É uma forma de estarmos próximos de nossos irmãos neste momento de desafio”, ressalta o padre.

Festival de música At Home

Programação segue até dia 29 de março.

A Comunidade Shalom também é conhecida pela produção musical e realização de grandes eventos como o Festival Halleluya. Neste período de Quarentena, a Instituição colocou no ar o Festival At Home (Em casa) que reúne 40 artistas da Comunidade em apresentações virtuais diárias até o dia 29 de março.

“São 8 artistas por dia, cada um de seu perfil no Instagram, cantando músicas que conectam o coração. É um verdadeiro oásis de esperança neste tempo árido”, destaca Padre Denys.

Vigílias de oração em casa

A maioria das Missões do Shalom tinham como rotina as vigílias perpétuas de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Diante do desejo de adorar Jesus Eucarístico, missionários decidiram fazer a oração contínua de suas casas, onde casa pessoa assume um horário de adoração online.

O objetivo é continuar com esta programação até tudo se resolver e a adoração voltar a ser de forma presencial diante do Santíssimo Sacramento no altar, em cada Centro de Evangelização.

Criatividade na evangelização

Além da programação oficial do LIVESH, outras atividades vão surgindo. Padre Douglimar Lucena, sacerdote membro da Comunidade de Vida Shalom e vigário da Paróquia do Carmo, no centro de Fortaleza (CE), e reza o Terço da Misericórdia todos os dias, via Instagram.

Em média, mil internautas acompanham a oração. Ao final, o sacerdote dá a bênção com o Santíssimo para os telespectadores.

“Senti que também devia dar essa bênção aos vizinhos. Então vou à janela do apartamento e traço a cruz, à distância, sobre os meus irmãos”, explica o Padre, que repete o gesto todos os dias, a partir das três horas, na avenida Domingos Olímpio, que fica localizada no centro da Capital Cearense.

Amparo aos pobres

Na dimensão da Promoção Humana, a Comunidade Católica Shalom mantém 4 casas de recuperação para dependentes químicos, 7 centros de convivência e fortalecimento de vínculos, 1 abrigo institucional, 2 centros de convivência para pessoas em situação de rua e 1 abrigo institucional para pessoa idosa.

A Instituição também consolidou um programa de voluntariado, que ao longo do ano, realiza expedições missionárias para regiões pobres do país como a Ilha de Marajó e fora do Brasil, como em Cabo Verde e Madagascar.

Os membros do Shalom fazem visitas semanais a 98 instituições incluindo hospitais, centros socioeducativos, penitenciárias e abrigos. Tudo isso teve de ser adaptado diante da nova realidade da Pandemia.

Neste cenário desafiante, a agência Delantero Comunicação, presenteou a Instituição com dois filmes, veiculados nos principais grupos de comunicação do Estado do Ceará, com objetivo de sensibilizar as pessoas para ajudarem os projetos sociais do Shalom.

“A evangelização não pode parar, o socorro aos pobres não pode parar. Encontramos uma forma de  todos poderem ajudar uns aos outros através do Benfeitor da Paz, onde os recursos adquiridos são encaminhados para a evangelização e promoção humana da Comunidade Shalom”, explica Tobias Cortez, do setor de desenvolvimento da Instituição.

Saiba mais

Confira a programação no Youtube clicando aqui | Inscreva-se e ative as notificações

Ajude-nos | Seja um Benfeitor da Paz e auxilie os mais pobres neste tempo

 Francisco Souza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *