Faltam menos de 80 dias para o próximo Congresso de Jovens Shalom (CJS). A terra de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará, acolherá a edição 2020 do principal encontro formativo da juventude Shalom. Os preparativos, tanto em terras paraenses quanto nas missões pelo Brasil, estão a todo vapor. Bertrand Wadi, assessor jovem, falou sobre o tema do CJS deste ano, que é o mesmo escolhido pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2020, em nível diocesano.
“Jovem, Eu te digo, levanta-te!” (Lucas 7, 14). Esse tema é o primeiro de três que conduzirão os jovens até a JMJ de 2022 em Lisboa. A organização do CJS escolheu a passagem bíblica proposta por Francisco com a finalidade de aprofundar a mensagem do Vigário de Cristo para os jovens de toda a Igreja, de acordo com Bertrand. Além disso, nesse trecho, o verbo “levantar-se” é um convite a assumir como protagonista as mudanças do mundo a partir da evangelização.
Jovens de Brasília, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo já começaram a se organizar para o CJS deste ano. O encontro promete ser histórico, pois é a primeira vez que será realizado na região Norte do País. “Neste ano, Deus nos convida a um movimento de saída, Deus nos convida caminhar rumo à Belém”, partilha Bertrand. Ele ainda destaca que o CJS é fruto da Divina Providência, “porque Deus nos quer sempre perto dEle”.
O que já sabemos sobre o CJS 2020?
A edição nacional do CJS 2020 será realizada de 22 a 24 de maio na Arena multiuso Guilherme Paraense, popularmente conhecida como “Mangueirinho”. O ginásio tem capacidade para mais de 10.000 pessoas.
• Inscrições liberadas para o CJS 2020