Shalom

Construindo a Cidade da Paz: há 30 anos, um rio de vida transforma o Rio de Janeiro

Há trinta anos, Deus fez brotar um rio novo no coração da Cidade do Rio de Janeiro.

comshalom
Acamps Rio

A imagem é a mesma contemplada pelo profeta Ezequiel: um pequeno fio de água que nasce do Templo e, à medida que avança, torna-se um rio caudaloso. Quanto mais cresce, mais leva vida. Por onde passa, as águas são curadas, a terra floresce, árvores dão frutos e tudo volta a viver (cf. Ez 47).

A partir dessa passagem bíblica é possível ler a história da Missão do Rio de Janeiro da Comunidade Católica Shalom.

O que começou de forma simples, sustentado apenas pela confiança na Providência e pela disponibilidade de alguns missionários, tornou-se uma corrente de graça que, ao longo de três décadas, alcançou milhares de pessoas. Um rio que não parou de crescer e que continua levando a paz de Cristo aos mais diversos lugares da cidade.

Por isso, celebrar os 30 anos da Missão do Rio não é apenas comemorar um aniversário de fundação. É recordar uma caminhada na qual é possível contemplar a fidelidade de Deus. É reconhecer que foi Ele quem conduziu cada passo, abriu cada porta e fez florescer uma obra que continua transformando vidas.

Um novo rio que encontrou uma cidade sedenta de paz

No escrito Obra Nova Shalom, Moysés Azevedo recorda que a missão do Carisma é “reconquistar os espaços perdidos para o pecado e fincar neles o estandarte da paz.” Ao olhar para a história da Missão do Rio, é impossível não reconhecer essa inspiração tornando-se realidade.

Durante os 30 anos de evangelização na Cidade Maravilhosa, Deus conduziu a Comunidade para lugares onde talvez poucos imaginassem encontrar uma presença evangelizadora. Hoje, a Missão está presente em seis Centros de Evangelização, espalhados por diferentes regiões da cidade: Catete, Vigário Geral/Vista Alegre, Tijuca, Jacarepaguá, Recreio e Campo Grande. Cada um deles é uma porta aberta para quem busca um encontro com Deus, um espaço onde diariamente pessoas encontram acolhida, formação, oração, direção espiritual, sacramentos e uma família espiritual.

Aos poucos, o “novo rio” foi desbravando caminhos, alcançando diferentes realidades e fazendo nascer vida por onde passava. Mas esse rio não permaneceu apenas entre as paredes das casas de missão. Ele seguiu seu curso.

Quando a praia se torna lugar de encontro com Deus

Em uma cidade conhecida mundialmente por suas praias, Deus também quis fazer delas um lugar privilegiado para anunciar o Evangelho.

O Quiosque do Guido tornou-se uma das expressões mais belas da criatividade missionária da Missão do Rio. Quem chega ali encontra muito mais do que um quiosque à beira-mar. Encontra um espaço onde a amizade, a escuta, a oração e o anúncio de Cristo acontecem de maneira simples e profundamente humana.

Pagode no Quiosque do Guido
                                 Pagode no Quiosque do Guido, no Rio de Janeiro

Em meio ao movimento da orla, ao som das ondas e à beleza da criação, muitas pessoas fazem uma experiência inesperada com Deus.

Ali também é celebrado o maior mistério da nossa fé. As missas no Quiosque do Guido reúnem moradores, turistas, famílias e jovens em torno da Eucaristia, revelando que, entre tantas belezas naturais da Cidade Maravilhosa, existe uma beleza ainda maior: a presença de Jesus Eucarístico que continua atraindo os corações para Si.

É um sinal concreto de uma Igreja que sai ao encontro das pessoas e que deseja estar onde a vida acontece.

Evangelizar também é transformar a cultura

Ao longo desses 30 anos, o rio da graça também encontrou na cultura um caminho privilegiado para evangelizar.

O Festival Halleluya Rio tornou-se uma das maiores expressões dessa missão. Inspirado no maior festival de música católica da América Latina, realizado em Fortaleza, ele reúne na cidade carioca milhares de pessoas em uma grande experiência de alegria, arte, música, espiritualidade e encontro com Cristo.

Fraternidade São João Paulo II no palco do Halleluya Rio 2025
Festival Halleluya Rio atrai uma multidão com artes integradas no Rio de Janeiro: shows, missas, adoração e experiência com Deus

Ali, muitos chegam atraídos pela programação cultural e descobrem algo infinitamente maior: o amor de Deus.

Mas uma característica muito própria da Missão do Rio faz do Halleluya uma experiência ainda mais completa. Enquanto milhares celebram a vida durante o festival, centenas de missionários realizam o Halleluya Solidário, levando alimento, cuidado, escuta e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade. A festa se prolonga na caridade, porque a paz anunciada pelo Evangelho nunca se separa do cuidado concreto com os irmãos.

Um rio que alcança os jovens

Ao longo dessas três décadas, milhares de jovens encontraram nas iniciativas da Missão do Rio de Janeiro um novo sentido para viver.

O Acampamento de Jovens Shalom — o querido Acamps — tornou-se, para gerações de jovens cariocas, o início de uma vida nova. Muitas amizades nasceram ali. Muitas histórias foram restauradas. Muitas vocações sacerdotais, missionárias e familiares começaram a ser desenhadas a partir de uma experiência pessoal com Cristo.

    Jovens no Acamps Rio, lugar de experiência com Deus e de novas amizades

Essa mesma corrente continua passando pelos grupos de oração, retiros, formações, evangelização nas universidades, missões e tantas outras iniciativas que fazem parte da vida cotidiana da Comunidade.

Porque o rio nunca deixa de correr.

Onde há fragilidade, Deus faz brotar ternura

O rio visto por Ezequiel não levava apenas vida. Levava cura. Essa graça também se manifesta nas obras de promoção humana desenvolvidas pela Missão.

Entre elas, destaca-se o cuidado dedicado às idosas acolhidas no abrigo acompanhado pela Comunidade. Ali, o Evangelho assume o rosto da ternura. Mais do que assistência, elas encontram presença, escuta, carinho, celebração e a certeza de que permanecem profundamente amadas por Deus.

São gestos simples, muitas vezes silenciosos, mas que revelam uma verdade essencial do Carisma Shalom: anunciar a paz também é permanecer ao lado de quem mais precisa de amor.

Uma história escrita por Deus e por muitos “sins”

Abrigo Sagrado Coração de Jesus e Maria, em Vigário Geral, Rio de Janeiro

Os 30 anos da Missão do Rio são feitos de incontáveis histórias. São os missionários que deixaram tudo para anunciar o Evangelho.

São os membros da Comunidade de Vida e da Comunidade Aliança que perseveram diariamente na vocação recebida.

São sacerdotes, famílias, benfeitores e voluntários que colocaram seus dons a serviço da evangelização.

São jovens que encontraram sua vocação.

Casamentos restaurados.

Famílias reconciliadas.

Pessoas libertadas de tantas prisões interiores.

Pobres acolhidos.

Lágrimas transformadas em esperança.

Cada uma dessas histórias faz parte desse rio que Deus continua fazendo crescer.

Construindo a Cidade da Paz

Celebrar 30 anos é fazer memória com gratidão, mas também renovar o envio.

O Rio de Janeiro continua sendo uma cidade sedenta de esperança. E o Carisma Shalom continua recebendo de Deus a mesma missão: anunciar que existe uma paz capaz de transformar todas as coisas.

Há três décadas, um pequeno rio começou a correr nesta cidade. Hoje, suas águas alcançam praias, centros de evangelização, shoppings, festivais, obras de promoção humana, famílias e tantos outros lugares onde a presença de Cristo deseja chegar.

Mas esse rio ainda não terminou seu percurso.

Ele continua crescendo.

Continua levando vida.

Continua curando.

Continua florescendo.

E continuará, com a graça de Deus, construindo a Cidade da Paz, reconquistando para Cristo os espaços que um dia foram marcados pelo pecado e fincando neles o estandarte da paz.

Porque essa é a história da Missão do Rio de Janeiro.

A história de um rio de vida.

A história da fidelidade de Deus.

E a certeza de que o melhor de Deus para esta cidade ainda está por vir.

 

Fotos para lembrar o percurso desse rio nestes 30 anos

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *