Formação

Culto devocional a Virgem Maria e aos santos na liturgia da Igreja

Neste artigo sobre o Catecismo, entenda porque a Igreja Católica presta culto devocional à Nossa Senhora e aos santos

comshalom
Imagem: Festival Hallelluya 2024/comshalom

O povo da Antiga Aliança, em suas tradições, intuiu, pela fé, que uma das formas de honrar a Deus é honrar, venerar e respeitar os instrumentos escolhidos e utilizados por Ele. Esse é também um dos fundamentos no qual a Igreja apoia seu respeito, amor e devoção aos santos e à Virgem Mãe de Jesus Cristo.

Veja o que diz o Catecismo sobre a devoção à Virgem Maria e aos Santos: ‘‘Na celebração deste ciclo anual dos mistérios de Cristo, a santa Igreja venera, com especial amor, porque indissoluvelmente unida à obra de salvação do seu Filho, a bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus; nela vê e exalta o mais excelso fruto da redenção e contempla com alegria, como numa imagem puríssima, o que ela própria deseja e espera ser inteiramente». (CIC 1172)

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Na tradição bíblica do povo judeu, um espaço ou lugar escolhido por Deus para se manifestar, tornava-se sagrado, inclusive não se poderia usá-los para nenhuma outra finalidade que não fosse o culto e serviço a Deus.

O culto e devoção aos santos, já partem de um outro âmbito, porém também muito profundo e bíblico.

Veja o que diz o Catecismo: “Quando a Igreja, no ciclo anual, faz memória dos mártires e dos outros santos, «proclama o mistério pascal» realizado naqueles homens e mulheres que «sofreram com Cristo e com Ele foram glorificados, propõe aos fiéis os seus exemplos, que a todos atraem ao Pai por Cristo, e implora, pelos seus méritos, os benefícios de Deus» (CIC 1173).

A santidade de vida e o testemunho, em muitos casos coroados com o martírio, atestam que esses servos viveram com fidelidade seu discipulado.

No Evangelho, Jesus declara aos seus apóstolos: “Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa. ’(Mt:10,40-42)

Como podemos ver, nas palavras do autor da salvação, Jesus Cristo, o culto e amor aos santos são algumas das formas de honrá-lO e O louvar e, consequentemente, honrar e louvar ao Pai do Céu, que O enviou a nós.

Leia também:

+ Por que, para a Igreja Católica, o domingo é o dia do Senhor?

Símbolos, imagens e cantos na liturgia da Igreja

Quem celebra a liturgia da Igreja? E qual o papel das simbólicas?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.