Shalom

Descubra a inspiração de Ronaldo Pereira que ajudou o Shalom a viver sua primeira campanha de oração

Essa contingência de datas entre o dia do falecimento do Ronaldo e a Quarta-feira de Cinzas deste ano fizeram recordar um fato ocorrido no primeiro ano do Ronaldo na Comunidade, relatado por alguns de seus contemporâneos.

comshalom

Na época em que Ronaldo Pereira ingressou na Comunidade de Vida ainda não existiam as etapas de formação inicial da Comunidade conhecidas como postulantado e discipulado, por isso, terminado o ano vocacional e confirmado o pedido de ingresso na Comunidade, o novo missionário ia morar em uma casa de missão na cidade de Pacajus/CE, onde passava alguns meses se preparando para a sua consagração.

[Saiba quem foi Ronaldo Pereira]

Desse modo, Ronaldo iniciou seu primeiro ano de Comunidade em 18 de fevereiro de 1991, após viver o ano vocacional em 1990. Aquela era a terceira turma de novos missionários e contava com seis homens e cinco mulheres, e também com alguns consagrados mais antigos da comunidade, como: Tereza Brito, Hosmilda Ramos, Messias Albano e Jacqueline Matias, que era a responsável pela missão de Pacajus.

Naquele mesmo ano, ocorreu a primeira consagração de Ronaldo e dos outros missionários de primeiro ano no Shalom da Paz, no dia 04 de outubro, na memória de São Francisco de Assis. No início de 1992, Ronaldo foi designado para coordenar o Projeto Juventude de Fortaleza. Dois anos depois, se tornou o coordenador do Núcleo Pastoral da Comunidade Shalom, semente do que hoje é a Assistência Apostólica, responsável pelas ações de evangelização da Comunidade. Ele exerceu esse serviço até seu prematuro falecimento, em 17 de fevereiro de 1995, quando sofreu um acidente automobilístico, retornando de uma visita à missão Shalom de Natal/RN.    

Ronaldo Pereira e a Quaresma

Neste dia 17 de fevereiro completam-se 26 anos da Páscoa do Ronaldo e, por providência, nessa mesma data iniciamos a Quaresma de 2021, com a celebração das Cinzas, dia favorável ao arrependimento e à conversão, no qual somos chamados a refletir sobre a brevidade da vida e a necessidade de caminhar para a santidade, a fim de alcançarmos o céu, que é a nossa morada definitiva.    

Essa contingência de datas entre o dia do falecimento do Ronaldo e a Quarta-feira de Cinzas deste ano fizeram recordar um fato ocorrido no primeiro ano do Ronaldo na Comunidade, relatado por alguns de seus contemporâneos.

Passados os primeiros meses em missão na cidade de Pacajus naquele ano de 1991, quase todos os missionários da Comunidade de Vida estavam com dificuldade para rezar, pois passavam por momentos de grande desgaste físico e espiritual, por isso, alguns chegavam a cochilar durante os momentos de oração pela manhã. 

Uma visão determinante

Certo dia, Ronaldo teve a visualização de uma pessoa dormindo na oração enquanto um demônio ria a seu lado. Ele partilhou o fato com a sua coordenadora e decidiram fazer uma campanha de oração do Ofício da Imaculada Conceição todos os dias antes da oração comunitária, rogando para que a Virgem Maria os defendesse nesses combates. Durante aquele mês, Deus foi revelando a necessidade de conversão que existia entre os missionários e estes, buscando atender com docilidade à voz divina, puderam experimentar muitas graças de um verdadeiro crescimento espiritual.

Pouco depois, em uma reunião do Conselho Geral, Jacqueline Matias comentou a respeito das situações difíceis que viveram e sobre os benefícios obtidos através da oração diária do Ofício. Por sua vez, a missão de Fortaleza também experimentava um tempo de grande combate espiritual, assim, foi decidido que iniciariam uma campanha de oração chamada “Diga sim, arrependa-se e converta-se”, que gerou um tempo forte de despojamento e desejo de santidade nos membros da Comunidade de Vida, da Comunidade de Aliança e da Obra Shalom. Essa campanha é considerada, até hoje, como um marco histórico para a conversão dos membros da Comunidade e da Obra Shalom daquela época.

O mesmo convite de ontem e de hoje

Passados trinta anos, Deus continua nos convidando ao arrependimento e à conversão, principalmente diante do cenário no qual fomos inseridos por causa da atual pandemia que assolou o mundo inteiro, que não apenas disseminou um novo e perigoso vírus, mas que também “revelou outras doenças mais profundas e mais danosas dentro de nós”, que o Senhor nos fez enxergar não para nos acusar e condenar, mas para “nos curar, nos salvar, nos redimir e nos santificar com o bálsamo da Sua misericórdia”, como nos falou o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, na Revista Escuta de 2021. 

É nesse prisma que Deus nos chama ao arrependimento e, por meio deste, à sincera conversão à santidade. É também nessa perspectiva que devemos viver o período quaresmal que se inicia hoje, munidos com uma forte esperança de que Deus tem preparado um tempo novo e melhor para cada um de nós. 

Para isso, contamos com a infalível intercessão da Virgem Maria, como o Ronaldo e os outros missionários da época fizeram, nos confiando na misericórdia divina e na poderosa proteção da Santa Mãe de Deus, que certamente nos socorrerá em nosso caminho rumo à santidade.

Conhecendo mais Ronaldo Pereira

Você sabe quem é Ronaldo Pereira? Sabe qual a importância dele para nós da Comunidade Católica Shalom? Para os jovens? O Ronaldo foi um jovem como eu e você! 

Hoje (17), dia em que completa 26 anos da sua páscoa, haverá a live “Ronaldo Pereira, vida escondida em Deus” às 21h no YouTube da Comunidade Shalom. Vamos conhecê-lo através de irmãos que compartilharam da alegria da sua vida. Inscreva-se no canal e ative as notificações. 

[CLIQUE AQUI PARA ACESSAR LINK]

 

Produtos Ronaldo Pereira

 

[Adquira o seu AQUI]

 

 

[Adquira a sua aqui]

 

Leia mais

Conheça o Museu Virtual Ronaldo Pereira 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *