A diocese de Alcalá de Henares, na Espanha, já está se preparando para celebrar o Festival Holywins. O evento é uma forma de ir de encontro ao espetáculo macabro do Halloween. Em vez de monstros, as crianças são motivas a se vestirem de santos, conhecendo assim mais sobre a fé católica e também sobre a vida do santo escolhido.
O Holywins nasceu na França em 2002 com o objetivo de imprimir um autêntico tom cristão ao Halloween. Para isso, a ideia foi promover a festa do céu motivando as crianças a usarem máscaras temáticas de santos e participarem de concertos, vigílias e adorações eucarísticas. O Holywins é um trocadilho com a palavra ‘Halloween’ e quer dizer a vitória da santidade ou ainda a santidade sobre o mal.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
A inspiração dessa iniciativa veio de uma fala do Papa Francisco em que ele diz: “A solenidade de Todos os Santos é a nossa festa, não porque somos bons, mas porque a santidade de Deus tocou nossa vida”. Por isso, a diocese deu início aos preparativos para hospedar um grande número de crianças e de jovens para o Festival Holywins que será realizado no próximo domingo, dia 31 de outubro.
Programação do Holywins na Espanha
Haverá procissão até a catedral, serviço de oração e também Santa Missa presidida por Dom Juan Antonio Reig Pla, da diocese de Alcalá de Henares. Em seguida, haverá uma vigília com procissão eucarística até a Plaza de Armas. O evento se encerrará com adoração, louvor e testemunhos no meio da Praça.
“Nós, católicos, queremos dar a este dia seu verdadeiro significado e celebrar todos aqueles que seguiram a Cristo heroicamente com uma festa luminosa de Todos os Santos que transborda de alegria e esperança”, disse a diocese em um comunicado.
Leia também | Dia Mundial das Missões: número de católicos no mundo cresce
Holywins no Colégio Shalom
Já virou tradição no Colégio Shalom, localizado em Fortaleza, no Ceará, a realização do Holywins. Bruxas, monstros, gnomos, estética do horror no mês de outubro? Não na escola que prefere oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer as histórias inspiradoras dos santos.
“Oferecemos aos nossos alunos referenciais de pessoas cuja vida ultrapassou o tempo em que viveram. Entraram para a história e tocaram a eternidade. É isso que queremos para os nossos alunos”, pontua Raniere Cristina, Diretora do Colégio Shalom.
Saiba mais | Colégio Shalom realiza Festa do Holywins pelo nono ano consecutivo