Notícias

Discípulos da Consolação: Shalom envia 99 missionários para dioceses no Brasil e no mundo

Na noite de envio dos discípulos, uma novidade foi anunciada acerca das casas de formação da Comunidade Católica Shalom.

comshalom
Discípulos da Comunidade de Vida em oração de envio

Na noite da última segunda-feira (25), dia em que a Igreja celebra a conversão de São Paulo, 99 discípulos da Comunidade de Vida foram enviados em missão durante a Santa Missa realizada no Shalom da Paz, primeiro Centro de Evangelização da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza (CE). A celebração seguiu todos os protocolos recomendados pelas autoridades civis e pela Arquidiocese de Fortaleza.

Os jovens missionários passaram boa parte do ano de 2020, marcado pela pandemia do coronavírus, morando nas casas de formação da Comunidade no Ceará. No início deste novo ano, eles partem em missão para 45 dioceses diferentes e também rumo ao Patriarcado Latino de Jerusalém, na Terra Santa.

“Morar no discipulado no ano da pandemia, para mim, foi experimentar de forma muito concreta do amor e da providência de Deus, o Senhor foi nos surpreendendo em tudo, nos dando o melhor, nos dando irmãos”, partilha Bruno Nunes, discípulo de Pacajus (CE) que vai em missão para Imperatriz, no Maranhão. O missionário ainda destaca que durante o período de isolamento teve a oportunidade de se unir à humanidade em oração, por meio do terço e da adoração todos os dias.

Discípulos da consolação

Em sua fala aos discípulos, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, ressaltou que os 99 missionários vão ao encontro da humanidade, que sofre por conta do medo, da dor e do luto causados pela Covid-19 e por tantos outros males. Moysés reforçou ainda que os homens e mulheres de hoje precisam da alegria dos discípulos, que é fruto de uma verdadeira experiência com Deus.

“Não se centralizem em vocês mesmos. Sejam consolação para esse povo. Não vivendo para si, mas para o povo ao qual estão sendo enviados. Perseverem até o fim”, aconselhou o fundador.

Luana Silva, discípula de Pacajus (CE) que vai em missão para Perdizes (SP), conta que o período de formação foi, de fato, uma preparação para o tempo novo que se inícia com o envio missionário. A jovem partilha ainda que “é uma imensa alegria ser o discípula missionária enviada pelo Senhor para consolar o povo neste tempo.”

O tempo de formação

Victor Frota, missionário responsável pela formação inicial na Comunidade de Vida, explica que o tempo do discipulado é um grande retiro. “É um tempo que favorece o missionário a se configurar a Cristo, e mais configurado a Cristo ser enviado como resposta para a humanidade.”

É nesse período que se descobre o grande diferencial da vida missionária, que é a capacidade de encarnar a Cruz de Cristo e o sofrimento do homem, dando sentido e esperança a cada uma dessas realdiades a partir da ressurreição de Cristo. “É nesse espírito e nessa força do Ressuscitado que os discípulos são enviados.”

Discipulados marianos

Na noite de envio dos discípulos da turma de 2020, uma novidade foi anunciada acerca das casas de formação da Comunidade Católica Shalom, também chamadas de discipulados. Agora, cada uma remete a um dos títulos de Nossa Senhora que na Vocação Shalom se tem particular devoção.

O Discipulado de Quixadá (CE), que enviou 28 discípulos, passa a se chamar Rainha da Paz. O discipulado de Pacajus (CE), que enviou 33 discípulos, passa a se chamar Esposa do Espírito. E o discipulado de Eusébio (CE), que enviou 38 discípulos, passa a se chamar Porta do Céu. A inspiração veio da Equipe responsável pela Formação Inicial da Comunidade, confirmada pelo fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo.

 

Reveja momentos da Santa Missa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *