Shalom

Emmir Nogueira envia mensagem de esperança para membros do Shalom no Brasil

Mantido o tom coloquial da mensagem de Emmir Nogueira sobre a situação atual da saúde no Brasil.

comshalom

Olá, todos nós que estamos aqui no Brasil, nessa pressão, nessa ansiedade do coronavírus.

Essa mensagem não vai ser sobre a Quaresma. Essa mensagem vai ser sobre a Trindade que habita em você. Eu tenho pensando muito, eu estou na mesma tensão que vocês no Brasil inteiro, e especialmente na mesma tensão que atinge a todos os idosos, e ainda mais quem tem outras comorbidades como alguns de nós.

Mas eu tava pensando hoje como a nossa vida muda com uma coisa tão inesperada, como de repente tudo muda: nossos hábitos, nossa ansiedade vai lá pra cima, nossos medos, nossas preocupações, nosso desejo de ter o controle, quando não é possível ter o controle. A gente se vê a mercê de um acontecimento mundial sobre o qual nós somos totalmente impotentes. O mundo vira de cabeça pra baixo, tudo vira de cabeça pra baixo. E resta a nós viver na graça de Deus.

Como é bom a gente poder ir a missa

Veja bem! Não sei se na semana que vem nós vamos conseguir ter missa. Chega a esse ponto! Como é bom a gente poder ir a missa todos os dias. Bendito seja Deus! Receber a comunhão diariamente para estar diariamente em estado de graça. E isso pode desaparecer de uma hora para outra. Basta os casos no Brasil se multiplicarem e nós já não vamos ter isso.

E a nossa Semana Santa, como vai ser? E o nosso Domingo de Ramos, nossa procissão, que, às vezes, a gente vai reclamando tanto… E a nossa Caminhada Penitencial e os nossos valores, e a nossa Eucaristia… Onde é que vão as nossas celebrações? Como vai ser tudo isso?

E a gente começa a se perguntar um monte de coisa e até se esquece de rezar, porque a ansiedade é tão grande, o medo é tão grande, que a gente se esquece do principal… A gente se esquece da única coisa que a gente pode fazer realente, a única coisa realmente efetiva para nós fazermos é rezar… É possível que a gente esteja esquecendo… que a gente esteja tão enrolado, tão preocupado, que a gente não consiga nem pegar a bíblia para rezar.

Tudo pode mudar por um desígnio misterioso de Deus

Nisso tudo, surge uma certeza: nós não somos capazes de nada. Nós não somos capazes de tomar conta da nossa vida, nós não somos capazes de determinar o que nos vai acontecer daqui a cinco minutos. Tudo pode mudar por um desígnio misterioso de Deus. Nós temos uma certeza. E é por causa dessa certeza que eu estou mandando essa mensagem. Deus habita em nós. O Pai, o Filho, o Espírito Santo, a Trindade Santa habita em nós. E onde está a Trindade, Nossa Senhora está. Estão também os santos, nossos grandes intercessores, os santos. Nossa grandíssima intercessora, Nossa Senhora.

E a Trindade Santa que é a nossa âncora firme. Nela, nós colocamos a nossa fé. Nela, nós colocamos a âncora da nossa fé, a âncora da nossa confiança. Por isso, nós podemos ser um povo de louvor. Que o louvor nunca deixe os nossos lábios e os nossos corações. Nunca! Que a murmuração e a preocupação não tomem o lugar do louvor. Mas, nessa Quaresma, tão surpreendente, onde Deus está nos pedimos muito mais do que nós ousaríamos imaginar… Nessa Quaresma, o Senhor nos chama a uma vida de louvor e de adoração.

O mundo todo pode ficar de cabeça para baixo

Talvez daqui a alguns dias nós não possamos ir mais adorar o Santíssimo lá na capela. Mas nós podemos adorá-lo em nosso coração. Talvez nós não possamos mais fazer as nossas reuniões. Mas nós estamos unidos na Eucaristia, porque a Eucaristia une o mundo inteiro. E se por acaso nós não pudermos mais ter a Eucaristia pública, vai haver um momento em que vai haver aquela Eucaristia celebrada pelo sacerdote fiel, que sozinho, ao colocar no cálice aquele pequeno fragmento da hóstia consagrada, vai estar nos colocando a todos nós no Sangue de Cristo.

Nossa Igreja é muito bela, nossa fé é muito bela. O mundo todo pode passar, pode ficar de cabeça para baixo, mas Deus permanece o mesmo. A Palavra de Deus permanece a mesma. Deus no nosso coração permanece o mesmo. Como é bom, como é muito bom, nós podermos estar juntos na Eucaristia e podermos substituir toda preocupação pela confiança em Deus, todo medo pelo louvor, toda murmuração pela adoração, porque Deus habita em nós e nós somos um povo de esperança.

Deus nos livre de desistir de louvá-lo e bendizê-lo

Que Deus te abençoe muito e que nós continuemos a rezar. Não esqueçamos de rezar. Eu vou colocar aqui uma oração antiga à Nossa Senhora para livrar das pestes e das epidemias. Reze essa oração e reze mais o que o Shalom te orientar. Nós vamos ser orientados com certeza. Mas por enquanto não deixe a murmuração tomar conta do seu coração, nem o medo destruir a sua esperança, nem a ansiedade destruir aquele ritmo de oração e de estudo bíblico, de terço, de rosário, que você e que nós todos tínhamos antes dessa confusão toda se instalar.

Juntos louvemos o Senhor, juntos demos graças a Deus, porque nós não estamos sozinhos e porque o nosso Deus é muito mais, é muito maior, muito mais poderoso, e é a verdadeira felicidade que suplanta toda e qualquer adversidade que venha a nos acontecer. Deus abençoe a cada um. Nossa Senhora nos livre de todo mal e de toda contaminação. Mas, sobretudo, Deus nos livre de desistir de louvá-lo e bendizê-lo por tudo o que nos acontece.

Shalom, Deus te abençoe!

Confira também

Oração à Virgem Maria contra as pestes e as epidemias

Shalom inicia campanha de oração suplicando a misericórdia sobre o mundo

Papa Francisco: Misericórdia, carteira de identidade de Deus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *