Formação

Entenda o quadro do pastor-pescador

Padre Franco Galdino, missionário da Comunidade de Vida Shalom, explica o sentido do quadro pastor-pescador. Ele ganhou a imagem por ocasião de sua ordenação na última segunda-feira, 23 de dezembro.

comshalom

Toda a cena se desenvolve no ambiente da missão. O todo da pintura representa a vida missionária, “Ide vós também trabalhar na minha Vinha” (Mt 20,4). O Senhor chama o homem da desocupação do mundo e este “imediatamente, deixando as redes, o segue”.

O personagem de pé é um pastor, entretanto não se encontra no campo; ele está no mar, mais precisamente dentro de uma barca, aquela de Simão escolhida entre as duas barcas que estavam à margem (cf. Lc 5,3) para ensinar às multidões. O pastor é também um pescador, lança as redes em obediência à Palavra do Senhor, após escutar o seu ensinamento.

Precisamente no centro de toda a pintura surgem raios do sol. As cores vivas anunciam o início do primeiro de todos os dias, o dia da Ressurreição do Senhor. A Ressurreição é o centro de tudo, pode-se ouvir da boca do Ressuscitado o “Shalom”! Neste dia, o pastor recebe a sua missão: “Tu me amas mais que estes? […] Pois apascenta as minhas ovelhas”.

A estola sacerdotal

Com a autoridade recebida, o pastor põe a ovelha perdida sobre os ombros, curas as suas feridas e perdoa os seus pecados. O pastor possui a estola sacerdotal, símbolo da autoridade apostólica de perdoar os pecados (cf. Jo 20,23). Os raios do sol em cores vibrantes fazem referência a uma festa, é a alegria do céu pelo pecador que se converte (cf. Lc 15).

Detalhe da estola do pastor-pescador

O sacerdote missionário com a ovelha nos ombros, lança as redes. Ensina a ovelha a pescar, não com as suas técnicas humanas, mas a partir da orientação do Senhor, à direita da barca. Assim, realiza o discipulado a partir do testemunho de obediência à Voz do Senhor.

A rede lançada à direita é adequada para o milagre, se torna eco das palavras da Mãe nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. O milagre acontece pela intercessão da Estrela da Evangelização. “Ave, dos pescadores as redes encheis”, diz o Akhathistos. Os peixes nadam em direção à rede que toma a forma de um manto materno que os atrai e os acolhe como filhos conduzindo-os ao Filho.

A barca pequena

O mar é profundo, as águas, agitadas e a barca, pequena. Na barca em alto mar, o Senhor forja a fé de Pedro, purifica, torna-a forte e assim, prepara-o para o seu martírio. A barca pequena simboliza a humanidade frágil e pecadora do pastor-pescador que olha para o mar e lembra de onde o Senhor o salvou quando afundou por sua pouca fé. Gratidão! Amor Esponsal.

O personagem é jovem e vigoroso. Expressão do ímpeto juvenil de Pedro, impulsivo, corajoso, cheio de parresia, disposto a dar a vida pelo Senhor, mas o olhar, é humilde, pois sabe que a sua barca – mesmo sendo a eleita e querida pelo Senhor – será sempre uma pequena e frágil barca.

“Simão, Simão, eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; eu porém orei por ti, afim de que a tua fé não desfaleça. Tu, uma vez convertido, confirma teus irmãos.

Detalhe da barca

O pescador e pastor se confundem. Deus se encarna e se torna semelhante ao homem. O homem adere à missão e se torna semelhante a Deus. Pedro na sua barca, confunde-se com Jesus, do qual recebeu a missão. Jesus é o Missionário, o enviado da Trindade; Jesus é o Sacerdote, o reconciliador dos homens com o Pai. Ele escolhe alguns para continuar a sua missão e se “confundirem” com Ele. Lhes dá a autoridade de agir in persona Christi.

Missionário-pastor-pescador-sacerdote é Pedro, é Van Thuan, é Francisco Xavier, é João da Cruz… são os santos, que me precedem na Pátria celeste e aos quais dou a mão, subo nas costas, busco imitar, para também eu me tornar parte desse quadro. Missionário, vai! Pastor, confirma teus irmãos!

Confira também

Especial Novos Sacerdotes Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *