O segundo dia da Jornada Regional dos Jovens Shalom (JRJ), realizada em Teresina, foi marcada pela reflexão sobre a experiência de São Tomé com Jesus Ressuscitado. A pregação foi conduzida por Paulo Henrique (PH), Assistente Apostólico da Comunidade Católica Shalom e foi baseada na passagem de João 20,19-29. O encontro reúne jovens do Projeto Juventude para Jesus (PJJ) dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Partindo do relato bíblico da aparição de Jesus aos discípulos após a Ressurreição, PH destacou a importância da vida comunitária como lugar privilegiado para o encontro com Deus.
“Jesus aparece à comunidade reunida. A ausência de Tomé naquele primeiro encontro não foi apenas um detalhe, mas uma perda espiritual significativa”, afirmou.
Segundo o pregador, muitos cristãos correm o risco de perder a experiência que Deus deseja realizar neles quando negligenciam a participação no grupo de oração, na célula ou nos momentos de convivência comunitária. PH ainda enfatizou que no Evangelho Jesus aparece à comunidade reunida, mesmo com as portas fechadas.
A busca de Tomé por Jesus
Ao refletir sobre a figura do apóstolo Tomé, Paulo Henrique apresentou uma leitura marcada pela misericórdia. Para ele, Tomé não deve ser visto apenas como o discípulo incrédulo, mas como alguém profundamente apaixonado por Jesus e que estava em constante procura pelo Mestre.
“Talvez Tomé estivesse pelas ruas procurando Jesus. Ele era um homem de busca, alguém que não conseguia se conformar com a ausência daquele que amava.”
PH recordou que todo ser humano vive em busca de algo e alertou que, quando essa procura não está orientada para Deus, facilmente pode ser preenchida por realidades incapazes de oferecer a verdadeira felicidade.
A perseverança que conduz ao milagre
Um dos pontos centrais da pregação foi a permanência de Tomé junto aos demais discípulos, mesmo sem compreender plenamente o que havia acontecido. “O milagre acontece muitas vezes na perseverança”, afirmou.
Durante oito dias, Tomé permaneceu na comunidade, mesmo carregando dúvidas e questionamentos. Foi justamente nesse contexto que Jesus voltou a aparecer, oferecendo ao discípulo a oportunidade de tocar suas chagas.
Segundo PH, Cristo não repreende Tomé com dureza, mas vai ao encontro de sua ferida e de sua necessidade concreta. “Jesus não humilha Tomé. Ele se aproxima da sua dor e permite que ele toque justamente o lugar das chagas”, destacou.
O encontro com o Espírito Santo
Ao aprofundar o significado espiritual desse encontro, o Assistente Apostólico relacionou o gesto de Tomé ao dom do Espírito Santo. Segundo ele, enquanto os demais discípulos receberam o sopro de Jesus, Tomé experimentou uma verdadeira efusão ao tocar o lado aberto de Cristo.
Foi dessa experiência que nasceu uma das mais belas profissões de fé presentes nos Evangelhos: “Meu Senhor e meu Deus”.
Segundo PH, essa declaração só é possível pela ação do Espírito Santo, que transforma a incredulidade em fé e faz surgir uma nova criatura. “O Espírito Santo não define ninguém pelo passado, pelos erros ou pelas negações. Ele transforma homens frágeis em apóstolos e evangelizadores”, afirmou.
Uma experiência vivida com Maria
A pregação também recordou a presença de Nossa Senhora no caminho da Igreja nascente. Paulo Henrique destacou que os discípulos viveram a espera pela manifestação de Deus sempre acompanhados por Maria. Ao contemplar a fé da Virgem, os jovens foram convidados a confiar na ação de Deus mesmo quando não conseguem compreender plenamente os seus caminhos.
Chamado à fidelidade
Encerrando a reflexão, PH exortou os participantes da JRJ a permanecerem fiéis à vida comunitária, à oração e à identidade missionária do Carisma Shalom. Ele incentivou os jovens a repetirem constantemente a profissão de fé de São Tomé, especialmente diante da Eucaristia: “Meu Senhor e meu Deus”.
“Vocês são jovens cheios do Espírito Santo. Não permitam que a dúvida, a acomodação ou as distrações roubem a experiência que Deus quer realizar na vida de cada um”, concluiu.
A Jornada Regional dos Jovens Shalom segue até este domingo (31), reunindo centenas de jovens do Ceará, Piauí e Maranhão em um intenso fim de semana de oração, formação e renovação missionária.





