Igreja

Exumação das Relíquias de Santa Teresa d’Ávila: Saiba mais

Médicos e cientistas ficaram impressionados com a preservação do corpo de Santa Teresa, que parece estar em condições semelhantes às observadas na última exumação, realizada em 1914.

comshalom
Foto: Reprodução. Ordem do Carmo.

O corpo de Santa Teresa d’Ávila foi recentemente exumado na Espanha para estudos científicos sobre suas relíquias, que incluem o corpo, o braço e o coração, conservadas no Mosteiro da Anunciação de Nossa Senhora, na Diocese de Salamanca.

Em 1° de julho, Dom José Luis Retana, Bispo de Salamanca, solicitou autorização a Roma para o reconhecimento canônico das relíquias de Santa Teresa. O Papa Francisco autorizou a abertura do túmulo por meio do Dicastério para as Causas dos Santos no final de agosto.

Desde o século 17, o túmulo foi mantido sob alta segurança, trancado a 10 chaves distribuídas entre as Carmelitas Descalças, o padre geral das religiosas em Roma, o Duque de Alba e o Rei da Espanha.

Médicos e cientistas ficaram impressionados com a preservação do corpo de Santa Teresa, que parece estar em condições semelhantes às observadas na última exumação, realizada em 1914. Comparações com fotografias antigas confirmaram a preservação do rosto e dos pés da santa.

Leia também | Um pouco mais sobre Teresa D’Ávila

Confira imagens do processo de exumação:

Etapas do estudo

Na primeira etapa, liderada pelo Dr. José Antonio Ruiz de Alegría, de Madri, foram realizadas fotografias e radiografias, além da limpeza dos relicários.

Na segunda etapa, os estudos continuarão em laboratórios na Itália por alguns meses, onde serão elaboradas as conclusões científicas.

Na terceira etapa, serão propostas intervenções para melhorar a preservação das relíquias.

Antes do encerramento definitivo do estudo, haverá um período dedicado para que as relíquias de Santa Teresa possam ser veneradas.

Conheça a história de Santa Teresa D’Ávila

Santa Teresa d’Ávila é doutora da Igreja e responsável pela reforma do Carmelo. Sua vida é marcada por uma profunda e intensa vida de oração, destacando-se pela contemplação e pelo louvor profundos. Sua trajetória religiosa estabeleceu um novo caminho disseminado até hoje em todo o mundo.

Leia mais | Santa Teresa D’Ávila, um exemplo de vida de oração

 

Com informações da ACI Digital


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.