Igreja

Jovens do Brasil já se preparam para a JMJ 2022 em Lisboa

A Jornada Mundial da Juventude, instituída pelo Papa São João Paulo II, reúne a juventude católica do mundo inteiro. No Brasil, as caravanas começaram a se programar para estar com o Santo Padre em Lisboa, Portugal, em 2022.

comshalom

Em 2019, realizou-se no Panamá a primeira Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na América Central, o tema que direcionou todo evento foi: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Vossa Palavra” (Lc 1,38). No final da jornada, na missa em que o Santo Padre concede a bênção de envio a todos os jovens, foi anunciado o local da próxima JMJ: Lisboa, Portugal, em 2022.

De acordo com Layla Kamila Santos, articuladora da equipe nacional de comunicação da comissão episcopal para a juventude, conhecido por Jovens Conectados, “uma jornada de edição portuguesa não podemos esperar nada menos que muita alegria, a presença maciça dos brasileiros e o encontro com Pedro que dá ânimo ao nosso seguimento a Cristo”.

Grande representatividade

Segundo ela, a pastoral da juventude no Brasil já está em contato com o Conselho Organizador Local (COL), de Portugal, para a organização do evento. As dioceses de todo Brasil já começaram a se organizar juntos aos Setores de Juventude para que o país tenha uma grande representatividade na JMJ Lisboa.

Layla foi a delegada da juventude brasileira no Panamá, o evento foi um despertar para o “agora de Deus” em sua vida, frase que marcou a passagem do Papa durante a jornada. “Foi uma renovação na oferta de vida pela evangelização da Juventude”, afirma.

Assim como Layla, Eloi Farias, representante da juventude leste 1 da CNBB, também esteve no momento marcante no Panamá. Ele está organizando em sua diocese, em Nova Iguaçu/RJ, uma caravana para a JMJ em 2022. Um dos principais objetivos do jovem é conseguir proporcionar momentos incríveis para as pessoas que irão ao evento. 

A procura pela caravana de Eloi foi tanta que já está com 70 inscritos e, por conta de tanta procura, o jovem comenta que estão buscando uma nova agência para atender a demanda. 

Unidade com toda a Diocese

Um dos principais objetivos da Jornada Mundial da Juventude é trazer a unidade com a juventude católica do mundo inteiro e, por consequência, acaba trazendo unidade a diocese que se organiza para ir. Segundo Eloi, desde a JMJ do Rio, em 2013, o trabalho de organização era o que motivava os jovens a um objetivo em comum.

“A jornada em si é sensacional, mas como fazer para conseguir chegar até lá é o que muda tudo. Estreitamos laços, trabalhamos juntos, rimos juntos, choramos juntos, mas acima de tudo, criamos uma unidade mesmo antes do grande evento”, comentou o articulador.

Christus Vivit

Em 2018, realizou-se no Vaticano o Sínodal para a juventude. No ano seguinte, em 2019, o Santo Padre lançou a Exortação Apostólica “Christus Vivit”, direcionada a juventude do mundo inteiro. No documento, o Papa faz um convite a todos os jovens a buscar à santidade.

• Instituto Parresia oferece curso gratuito sobre a Exortação Cristo Vive

Jovens portugueses receberão os símbolos da JMJ

Durante a celebração do domingo de ramos, 5 de abril, no Vaticano, cerca de 300 jovens de Portugal receberão das mãos do Papa Francisco a Cruz e o Ícone da JMJ 2022. Os símbolos peregrinarão pelos países africanos lusófonos, pela Espanha, e por todas as dioceses de Portugal.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *