Na primeira entrevista após a nomeação como novo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa pediu aos fiéis da capital federal para que o esperem em uma “atitude de oração”. Atual bispo de São Carlos (SP), o religioso assume a posição deixada por Dom Sérgio da Rocha, que foi transferido para a arquidiocese de Salvador (BA), em março deste ano.
“Eu vou com o coração aberto, disposto a entrar na vida dessa igreja com muito respeito, na disposição de ser bom pastor. Vou com a disposição de encontrar os diversos setores da vida dessa cidade, das cidades-satélites, e de também ouvir e dar a minha contribuição, de caminhar juntos para que possamos construir pequenos e grandes projetos. Vou com o coração aberto, e peço que me acolham com o coração aberto”, comentou em entrevista ao jornal Correio Braziliense.
Dom Paulo Cezar disse ainda que espera conduzir a arquidiocese de Brasília com muito respeito. “É uma igreja jovem, mas que já possui sua tradição, que tem uma caminhada. Então, pretendo conhecer, encontrar as pessoas, pastorais, movimentos e instituições”, pondera. De acordo com os sacerdote, há muito ânimo para a nova jornada. “Vou com a disposição de dar algo, de fazer com que a igreja de Brasília, que já é viva, seja cada vez mais missionária, uma igreja evangelizadora, uma igreja em saída, que vá ao encontro das periferias urbanas. Uma igreja que vá ao encontro de todos”, completa.
O anúncio da nomeação foi publicado no Boletim de Imprensa da Santa Sé ao meio-dia do horário de Roma, 7h no horário de Brasília. Em uma carta divulgada pelo arcebispo, ele diz ter acolhido o pedido do papa com “filial obediência, comunhão e gratidão”.
O religioso de 53 anos é natural de Valença, no Rio de Janeiro, e foi um dos articuladores da Jornada Mundial da Juventude de 2013, na capital carioca, onde teve a oportunidade de conviver com o papa Francisco. Á época, ele era bispo-auxiliar na cidade, além de professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), onde foi professor titular, coordenador e diretor do Departamento de Teologia. No Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, foi professor e diretor. Ainda exerceu docência no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e na Escola Teológica São Bento (ETSB).
Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Durante o quadriênio 2011-2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Em 2016, se tornou bispo de São Carlos (SP), quando administrou cerca de 120 paróquias, com 149 padres e aproximadamente 1 milhão de fiéis. A posse de Dom Paulo Cezar está prevista para o dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Catedral Metropolitana de Brasília.