Notícias

“Me esperem em uma atitude de oração”, diz novo arcebispo de Brasília

Dom Paulo Cezar da Costa deve assumir a Arquidiocese de Brasília no dia 12 de dezembro de 2020.

comshalom

Na primeira entrevista após a nomeação como novo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa pediu aos fiéis da capital federal para que o esperem em uma “atitude de oração”. Atual bispo de São Carlos (SP), o religioso assume a posição deixada por Dom Sérgio da Rocha, que foi transferido para a arquidiocese de Salvador (BA), em março deste ano.

“Eu vou com o coração aberto, disposto a entrar na vida dessa igreja com muito respeito, na disposição de ser bom pastor. Vou com a disposição de encontrar os diversos setores da vida dessa cidade, das cidades-satélites, e de também ouvir e dar a minha contribuição, de caminhar juntos para que possamos construir pequenos e grandes projetos. Vou com o coração aberto, e peço que me acolham com o coração aberto”, comentou em entrevista ao jornal Correio Braziliense.

Dom Paulo Cezar disse ainda que espera conduzir a arquidiocese de Brasília com muito respeito. “É uma igreja jovem, mas que já possui sua tradição, que tem uma caminhada. Então, pretendo conhecer, encontrar as pessoas, pastorais, movimentos e instituições”, pondera. De acordo com os sacerdote, há muito ânimo para a nova jornada. “Vou com a disposição de dar algo, de fazer com que a igreja de Brasília, que já é viva, seja cada vez mais missionária, uma igreja evangelizadora, uma igreja em saída, que vá ao encontro das periferias urbanas. Uma igreja que vá ao encontro de todos”, completa.

O anúncio da nomeação foi publicado no Boletim de Imprensa da Santa Sé ao meio-dia do horário de Roma, 7h no horário de Brasília. Em uma carta divulgada pelo arcebispo, ele diz ter acolhido o pedido do papa com “filial obediência, comunhão e gratidão”.

O religioso de 53 anos é natural de Valença, no Rio de Janeiro, e foi um dos articuladores da Jornada Mundial da Juventude de 2013, na capital carioca, onde teve a oportunidade de conviver com o papa Francisco. Á época, ele era bispo-auxiliar na cidade, além de professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), onde foi professor titular, coordenador e diretor do Departamento de Teologia. No Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, foi professor e diretor. Ainda exerceu docência no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e na Escola Teológica São Bento (ETSB).

Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Durante o quadriênio 2011-2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Em 2016, se tornou bispo de São Carlos (SP), quando administrou cerca de 120 paróquias, com 149 padres e aproximadamente 1 milhão de fiéis. A posse de Dom Paulo Cezar está prevista para o dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Catedral Metropolitana de Brasília.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *