Notícias

Missão de Fortaleza vive semana de Missas de Compromissos

Uma Missa de compromisso é um momento importante na vida de um missionário que vive o Carisma da Comunidade Shalom. Ao longo da semana, haverá irmãos ingressando no Discipulado, realizando suas Primeiras Promessas e Promessas Definitivas.

A Comunidade Católica Shalom continua se empenhando para viver, com responsabilidade, suas atividades no cenário atual. Esta semana de 06 até 09 de outubro a Missão de Fortaleza promove, em diferentes centros de evangelização, suas Missas de Compromissos que acontecem todo ano. Geralmente estas Missas são celebradas nas Oitavas da Páscoa, mas por conta da pandemia, foram adiadas. 

As Missas são para os membros da Comunidade que estão vivendo o processo de formação inicial. Para quem ingressa no Discipulado, a ocasião traz o marco da primeira imposição do sinal, o TAU, que os membros da Comunidade trazem sobre o peito. Nas primeiras promessas, há uma troca na cor do cordão do TAU. E nas Promessas Definitivas, após, no mínimo, 8 anos de vida dentro da Comunidade, o missionário finaliza seu período de formação inicial.

Muito mais do que o recebimento de um sinal externo, essas Missas representam uma renovação espiritual e um compromisso diante de Deus e da Igreja, que expressa o desejo de viver esta vida numa busca séria pela santidade e pela evangelização, segundo o Carisma Shalom. As Missas têm um rito próprio que insere os membros neste caminho de adesão à Vontade de Deus e no testemunho público de vivência do Evangelho.

Promovidas, excepcionalmente, no mês de outubro, as celebrações trazem ainda, a graça de estarem inseridas no mês missionário e de celebração de grandes santos da Igreja, inclusive os baluartes da Comunidade Shalom: São Francisco de Assis e Santa Teresa de Jesus.

O testemunho público será impulsionado de uma forma diferente este ano, já que a presença nas Missas tem um número bem limitado de participantes, respeitando as medidas de segurança para a contenção da pandemia de covid-19. O grande impulso e a participação nesta ocasião tão importante na vida dos missionários será pela transmissão das celebrações pelo canal da Comunidade Shalom no YouTube.

De segunda até sexta (com exceção da quinta), as Missas que acontecem no Centro de evangelização Shalom da Paz, terão, pela primeira vez, transmissão na íntegra pelo YouTube, desta forma os familiares, amigos, e irmãos de Comunidade poderão participar virtualmente deste momento.

Os locais das Missas também são novidade. Tradicionalmente celebradas na Catedral Metropolitana de Fortaleza, as Missas acontecerão em vários centros de evangelização administrados pela Comunidade na Missão de Fortaleza.

Missas de compromissos no Carisma Shalom

05/10 – Ingresso no Discipulado | Comunidade de Aliança

06/10 – Primeiras Promessas | Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança

07/10 – Renovação das Promessas | Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança

09/10 – Promessas Definitivas | Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança

 

Leia mais:

Como faço para ser Shalom?

20 Conteúdos especiais sobre a Vocação Shalom

Shalom de A a Z, conheça expressões que fazem parte da vocação


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *