Desde o último sábado, dia 8, o Retiro do Conselho Geral da Comunidade Shalom está em andamento, reunindo-se em oração e discernimento até o dia 19 de fevereiro.
Além do fundador e moderador geral da Comunidade Shalom e da cofundadora, respectivamente, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, também participam desse retiro os membros conselheiros que foram eleitos e nomeados para o quinquênio 2024-2029, durante a Assembleia Geral que aconteceu ano passado.
Vale ressaltar que este é o primeiro retiro prolongado do novo Conselho Geral.
Para lhe ajudar a entender melhor sobre o Retiro, a nossa redação conversou com Padre Saulo Dantas, sacerdote da Comunidade de Vida e Assistente Geral do Conselho.
>> Receba notícias, formações e orações da Comunidade Shalom no Whatsapp!
Retiro de escuta
Nos cinco primeiros dias do Retiro, o Conselho Geral se dedicará à oração intensa de escuta de Deus sobre seus desígnios para a Comunidade Shalom.
Segundo o Pe. Saulo, o retiro de escuta é um momento no qual todo o Conselho Geral da Comunidade Shalom para durante cinco dias somente para escutar a Deus. “Nós o fazemos através da adoração, de uma oração profunda, também da escuta atenta das Sagradas Escrituras, Magistério da Igreja e da partilha entre nós. Essa partilha vai nos fazer mergulhar de forma ainda mais intensa na graça que Deus deseja derramar sobre todo o corpo comunitário. E tudo isso é feito em vista da missão”, explica.
Baseado nessa escuta da oração, o fundador pregará o Retiro de Transbordamento da Escuta, (neste ano, em 21 e 22 de junho) cuja finalidade é nortear toda a vida e a ação da comunidade durante o ano. “A partir daquilo que Deus fala nesse retiro, que nós vamos começar a viver no próximo sábado, que a Comunidade tem a oportunidade de ajustar – digamos assim – as suas velas para poder colher de forma mais intensa o vento, o sopro do Espírito que sobra sobre nós. E isso em vista de avançar em águas cada vez mais profundas e resgatar aqueles que Deus elegeu desde sempre, e aos quais redimiu com o derramamento do seu sangue”, afirma o assistente.
Discernimentos
Após o retiro de escuta, o Conselho irá se debruçar sobre os discernimentos vocacionais dos membros que solicitaram a realização de suas primeiras promessas e promessas definitivas no carisma. Além de trabalhar na aprovação dos planejamentos orçamentários das missões e do governo geral.
Os conselheiros também irão “revisitar” as resoluções do Conselho Geral e discutir acerca de temas relevantes para a vida e a missão da Comunidade.
Intercessão pelo Conselho Geral
Até a conclusão do retiro, toda a Comunidade Shalom espalhada pelo mundo é animada a se unir ao Conselho Geral por meio da intercessão.
“Queremos pedir a vocês que colaborem nesta obra divina, nesta obra da graça de Deus e colaborem por meio da intercessão. Eu convido você que ama a Comunidade Shalom a dobrar os seus joelhos, pegar o seu rosário, se colocar diante do Santíssimo Sacramento, colocar nas intenções da Santa Missa que você vai participar durante esse tempo: a intenção do Conselho Geral da Comunidade, para que a nossa fragilidade não impeça a ação onipotente da graça e da misericórdia de Deus em favor de toda a humanidade“, pede Pe. Saulo Dantas.
O que é o Conselho Geral?
O Conselho Geral da Comunidade deve buscar a plena comunhão com o Moderador Geral para assegurar uma direção harmoniosa e frutuosa da vida e da missão da Comunidade. Este desempenha um papel fundamental ao colaborar com o Moderador Geral na reflexão e avaliação contínua do percurso da Comunidade. Isso inclui analisar e discernir, sempre à luz do carisma da Comunidade e das deliberações emanadas pela Assembleia Geral, as diretrizes que serão implementadas para conduzir a vida e a missão da Comunidade.
Esse processo de colaboração e discernimento comum é essencial para garantir que os caminhos tomados estejam alinhados com a identidade e a missão da Comunidade, promovendo sua fidelidade a Deus, à Igreja e ao povo ao qual foi enviada.
Confira a lista completa do Conselho Geral 2024-2029:
- Fundador e Moderador Geral: Moysés Louro de Azevedo Filho
- Cofundadora: Maria Emmir Oquendo Nogueira
Membros eleitos da Comunidade de Vida:
- Herico Gabriel Silva Ribeiro
- Jeovana Freitas Alves
- Pe. Cristiano Pinheiro Campelo Bede
- Pe. Vitor Aragão de Carvalho
Membros eleitos da Comunidade de Aliança:
- Antônia Dilce Rodrigues Feijão
- Daniel Albuquerque
- Denise Landim
- Hildeberto Barroso Neto
Membros eleitos representantes geográficos:
- África: Pe. Jean Fernandes Costa
- América do Norte: Hilda Yara dos Santos Pires
- América Hispânica I: Larissa Recalde Orrego
- América Hispânica II: Maíla dos Santos Santana
- Ásia: Lorena Cavalcante Gadelha de Oliveira
- Europa I: Marie France Riche
- Europa II: Marco Mencaglia
Membros nomeados:
- Assistente Geral: Pe. Saulo Maia Dantas
- Ecônomo Geral: Pe. Adauto José de Oliveira Júnior
- Assistente Apostólico: Paulo Henrique de Albuquerque
- Assistente Comunitário: Enne Karol Venancio de Sousa
- Assistente Missionário: Kleber Cosme Marinho
- Formador(a) Geral: Angélica Cunha Teixeira
- Sacerdote responsável pela Formação Sacerdotal: Pe. João Wilkes Reboucas Chagas Junior
- Casal responsável pela animação do estado de vida do Matrimônio na Comunidade: José Felipe Barbosa Júnior e Fabiana Moreira Lima Barbosa
- Celibatários responsáveis pela animação do estado de vida do Celibato na Comunidade: Roneide Monteiro dos Santos e Antônio Leandro Araújo Tavares
LEIA TAMBÉM | Emmir Nogueira celebra 39 anos de vida consagrada