A Comunidade deu um novo passo missionário com a abertura de uma nova missão em Tânger, cidade conhecida como a “Porta da África”, no Marrocos, um país com 37 milhões de habitantes, majoritariamente muçulmanos, onde a presença católica é minoritária, com cerca de 23.000 fiéis, menos de 1% da população.
Tânger tem aproximadamente um milhão de habitantes e é o segundo maior polo industrial do país, destacando-se pelo seu dinamismo multicultural. Além de ser um importante destino turístico, abriga um grande número de jovens universitários, sendo um campo fértil para a evangelização.
Essa nova fundação no norte da África conta com cinco missionários da Comunidade de Vida: Analice, Raúl, Maylis, Emanuele e Luciano. A missão foi fundada no dia 8 de março, mesma data em que a Arquidiocese de Tânger celebra a Páscoa do Servo de Deus, Padre José María Lerchundi, frade franciscano espanhol em processo de beatificação. Um exemplo de entrega de vida ao povo marroquino, amando, servindo e se consumindo pelo Reino de Deus.
O Arcebispo de Tânger, Dom Emilio Rocha Grande, declarou com alegria que a Comunidade Shalom é um “jovem sinal de esperança” para a Arquidiocese de Tânger. “Esta Igreja local também se torna, para vocês, missionários, um grande sinal de esperança e renovação vocacional, especialmente neste ano jubilar”, destacou Dom Rocha.
Nesta fase inicial da fundação da missão, os missionários se dedicarão ao estudo da língua e à imersão na cultura local, iniciando, paralelamente, o trabalho de formação humana e cristã com os jovens subsaarianos através do “Caminho da Paz”, um itinerário espiritual e formativo do Carisma Shalom.