Após passar 39 dias internado no Hospital Gemelli, o Santo Padre recebeu alta hospitalar, saudando e abençoando as centenas de fiéis que aguardavam na entrada do hospital, chamando seu nome e aplaudindo com alegria pela saída do Sumo Pontífice.
Durante sua saudação, o Papa dedicou algumas palavras a Carmela, “a senhora das flores amarelas”, que, desde sua internação em 14 de fevereiro, esteve fielmente presente na corrente de intercessão e oração pelo Santo Padre. Essa iniciativa de oração aconteceu especialmente na entrada do hospital e também na Praça de São Pedro.
COM FLORES PARA SANTA MARIA MAIOR
Depois, o Papa também cumprimentou a equipe médica que cuidou dele durante esse período. Em seguida, dirigiu-se à Basílica de Santa Maria Maior antes de retornar a Santa Marta, onde rezou diante do ícone Salus Populi Romani em ação de graças por sua proteção.
O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa confiou ao Cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor da Basílica, a tarefa de colocar flores aos pés do ícone mariano, ao qual o Santo Padre é profundamente devoto.
PERÍODO DE RECUPERAÇÃO
Durante quase 40 dias, o Papa Francisco permaneceu internado no Hospital Gemelli para tratar uma insuficiência respiratória aguda causada por uma infecção multibacteriana que evoluiu para uma grave pneumonia bilateral, exigindo um tratamento farmacológico combinado.
Conforme relatado ontem, 22 de março, pelos médicos responsáveis pelo tratamento do Papa – Dr. Sergio Alfieri (chefe da equipe médica do hospital) e Dr. Luigi Carbone (médico pessoal do Santo Padre) –, o Papa enfrentou e superou “dois episódios críticos em que sua vida esteve em risco”.
Diante das condições clínicas estáveis do Santo Padre nas últimas duas semanas, os médicos deram alta para que ele continue sua recuperação prescrita em sua residência. Ele seguirá com um tratamento farmacológico parcial e um período de repouso recomendado de pelo menos dois meses.