Igreja

O que acontece durante o Tríduo Pascal?

O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor é o ponto culminante de todo ano litúrgico

comshalom

Temos falado sobre a Semana Santa e como a Igreja celebra os mistérios da redenção e salvação humana. E para que você se aprofunde ainda mais nesse tempo hoje falaremos sobre o que acontece no Tríduo Pascal, uma grande celebração que se estende por três dias. 

Quinta-feira Santa 

Na Quinta-feira Santa, nós meditamos o mistério da Santa Ceia do Senhor, a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Relembramos a oferta do Corpo e Sangue de Jesus sob as espécies do Pão e do Vinho, quando Jesus ofertou aos apóstolos mandando-lhes oferecer o mesmo aos seus sucessores. Revivemos, também, a promessa da Vinda do Espírito Santo como está em João, 14- 16.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito”

O dia tem início com a benção dos Santos Óleos. É também nesta Quinta-Feira que damos início ao Tríduo Pascal com o Lava-pés. Ao final da celebração, acontece a “Transladação do Santíssimo”. O sacerdote recolhe as Hóstias Consagradas e as coloca em um local à parte para que possamos contemplar esse aniquilamento de Cristo. O altar fica vazio, sem toalha e sem velas, a Igreja fica escura, as imagens são cobertas e o sacrário aberto e vazio. Todos esses elementos simbolizam o aniquilamento (a kênosis) de Cristo. Jesus Sacramentado permanece neste local até a celebração da Sexta-Feira Santa e o povo fiel se reveza em vigília de adoração ao Senhor. Esta é biblicamente a noite da agonia de Cristo no Horto das Oliveiras. Noite em que Cristo deu solenemente o sim ao Pai para beber o cálice da Paixão.

Sexta-feira Santa

A segunda parte do Tríduo Pascal é a celebração da Paixão do Senhor. Na Sexta-feira Santa nós recordamos a entrega do Senhor como vítima pela humanidade. Meditamos a crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. A celebração desse dia se dá em três partes: Liturgia da Palavra com o Evangelho da Paixão; adoração da cruz e a distribuição da comunhão. Esse é o único dia em que não há Missa. A Igreja, então, nos convida a viver a Celebração da Morte do Senhor às 15h. Com o término da Celebração, ocorre a procissão do Senhor Morto. É um dia de jejum e abstinência de carne, dia de guardar o silêncio e permanecer em espírito de oração. Não devemos viver este dia em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Nosso Senhor, pois Ele trouxe a salvação para todos e venceu a morte.

O Catecismo da Igreja recorda que o Verbo encarnado, ao morrer e ressuscitar por nós, nos encheu com suas bênçãos, e, por meio dele, foi derramado em nossos corações, o dom que contém todos os dons: O Espírito Santo. O Senhor desejoso por nós, nos convida a viver este tempo em união com a sua dor. Meditar a Paixão, morte e ressurreição do Senhor nos auxilia na prática das virtudes. Que possamos viver da melhor maneira este tempo trilhando o nosso caminho de santidade, conforme os propósitos do Senhor.

 Sábado Santo

A Vigília Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração se realiza de noite; mas de maneira a não terminar antes da aurora do Domingo.

Afinal, este é um dia de luto ou de alegria?  De um lado, corresponde ao período posterior à morte de Jesus na Sexta-feira e anterior à Sua Ressurreição no Domingo. Por outro lado, lembremos que a palavra aleluia significa “louvor a Deus”, portanto, expressa alegria. Como então caracterizá-lo?

Algumas palavras dizem respeito a este tempo: contemplação, espera e, principalmente, silêncio. Neste dia do silêncio, calam-se os sinos e os instrumentos. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio. É o dia da ausência. O Esposo nos foi arrebatado. O próprio Cristo está calado. Ele, que é Verbo! Mas, este silêncio, paradoxalmente, revela a plenitude da Palavra.

Assim como a sexta-feira da morte e o domingo da Ressurreição de Cristo, este dia também reserva um mistério próprio. Nele, Cristo adormecido no sepulcro, acordou os que dormiam há séculos na mansão dos mortos. A morte foi vencida pelo Amor. Portanto, a alegria da salvação se faz.

Liturgicamente, temos a Vigília Pascal – a Noite das Noites. Na Vigília Pascal temos:

  • Liturgia do fogo: o acendimento do Círio Pascal, representando a luz que sustentará e manterá acesa a fé. Apresenta as letra Alfa e Ômega e a data do ano demonstrando a atualização anual deste mistério. Há também cinco cravos que representam as 5 chagas de Cristo, demonstrando que a noite da Cruz antecede a o raiar da ressurreição.
  • Liturgia da Palavra: percorre a história da salvação do Antigo Testamento ao Novo Testamento relacionando-os.
  • Liturgia Batismal: renovação das promessas de Batismo.
  • Liturgia Eucarística: o banquete que o Senhor nos preparou.

Como é difícil confrontar o silêncio. Seja da dor vivida, seja do futuro incerto. Podemos, neste momento, nos lembrar dos discípulos de Emaús que não reconheceram Quem caminhava com eles por causa da desolação diante do silêncio da morte. Assim somos nós, todas as vezes em que o silêncio de Deus se faz em nossa vida. A desolação toma conta de nosso ser fechando nossos olhos, ecoando em nós o salmo 30:

“Quando escondeste teu rosto, eu fiquei conturbado”.

Mas, naquele dia, Jesus caminhou ao lado de seus discípulos ensinando-os, relembrando as Sagradas Escrituras e evidenciando a eles o Seu plano de Salvação. E foi ao partir do pão, que os olhos dos discípulos se abriram reconhecendo que Jesus sempre esteve ao lado deles. A Palavra e a Eucaristia são o próprio Cristo que se dá permanentemente a todos nós como alimento santo para sustentar-nos, pois em nossas fragilidades, também facilmente podemos perder a visão de Deus.

Só Maria entendeu e viveu a força do silêncio em sua plenitude, pois só um profundo espírito de abandono e de fé é capaz de não se deixar desconcertar diante do silêncio de Deus. E é ela, neste Sábado Santo, que nos ensina a vivenciar o silêncio da espera que antecede o grito de “aleluia”.

Domingo da Páscoa 

A ressureição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que ele é verdadeiramente o Filho de Deus. A Igreja vibra e todos renovamos a nossa fé.

Participe do Retiro de Semana Santa 

O Retiro de Semana Santa 2023 já começou. Faça sua inscrição e participe conosco. Basta acessar o site oficial do evento: www.semanasantashalom.com.br. Há duas opções de inscrição: a primeira oferece ao participante acesso a toda a programação do encontro; já a segundo opção, além de oferecer acesso a toda a programação do encontro, ajuda a custear o espetáculo A Paixão de Cristo, que neste ano está de volta, após as restrições da pandemia.

[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]

Preparação da casa

Se for participar da sua casa, motivamos a preparar o ambiente. Decore a sua casa com a cruz, com os pães, o vinho, com imagens de Jesus Ressuscitado, de acordo com o mistério de cada dia do tríduo pascal. Mantenhamos em nossos lares todo o clima de oração. Façamos dos nossos lares aquilo que o Catecismo nos diz: A família é a igreja doméstica. 

Leia mais | Como preparar minha casa para a Semana Santa?

CNPJ: 07.044.456/0001-00  |  Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5  | Ag. 1369-2
Banco do Brasil | PIX: comshalom@comshalom.org

Serviço

Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 6 a 9 de abril de 2023
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br

 

Veja mais:

O que é Oitavas de Páscoa?

Como surgiu a Semana Santa?

Pode comer carne na Semana Santa?

Por que não se faz abstinência de peixe?

Entenda a Liturgia de cada dia da semana

Quarta-feira de trevas: A concretude da espera da Paixão


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.