Formação

O significado das cinzas na Quaresma

Começamos a viver a Quaresma, tempo de penitência e de preparação para a Páscoa da Ressurreição.

comshalom
O início da Quaresma é marcado pela quarta-feira de cinzas. A partir de então, ouviremos muito as palavras “cinzas” e “pó” nesses quarenta dias que deveriam ser de recolhimento, reflexão e penitência.
 
Não é de agora que, em certas situações, estes dois termos são lembrados nos meios religiosos, mesmo antes do cristianismo. O costume de se usar vestes penitenciais e de cobrir a cabeça com cinzas, exprimindo dor, luto e em sinal de penitência, já era comum na antiguidade.
 
 

Vamos conferir nas Sagradas Escrituras algumas citações que nos explicam o significado das cinzas. Depois, quando a recebermos neste dia, lembremos que assim agindo estaremos nos ligando a um costume milenar, uma tradição encampada pela Igreja e que expressa uma verdade que muitas vezes teimamos em tentar esquecer: “Tu és pó e em pó te hás de tornar”. Pois, “Deus formou o homem com o pó da terra” (Gn 2, 7).

Citações

– Abraão confessa a Deus sua consciência de ser limitado e frágil: “Apesar de eu ser apenas pó e cinza, atrevo-me, Senhor, a convosco falar” (Gn 18, 27). E isso se prolonga por toda a história de Israel;

– Assim diz o Salmo 17: “pó e cinza são todos os homens” (Sl 17, 32);

– O salmo 104 ensina: “Todos morrem e voltam ao pó” (Sl 104, 29)

– E no livro do Eclesiastes lemos: “…todos caminham na mesma direção e meta: todos saíram do pó e todos voltarão ao pó” (Ecl 3, 20);

– Implorando os israelitas o auxílio Divino contra Holofernes, puseram “cinza sobre a cabeça” (Jdt 4, 16).

– E ainda encontramos no livro de Jó: “arrependo-me no pó e na cinza.” (Jó 42, 6).

– Nosso Senhor Jesus Cristo, referindo-se às cidades de Corazin e Betsaida, fez alusão a esse costume do mundo oriental: “Se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que em vós se realizaram, há muito tempo se teriam convertido, vestindo-se de cilícios e cobrindo-se de pó” (Mt 11, 21).

Participe do Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom!

A Comunidade Shalom apresenta um itinerário formativo e oracional: o Retiro “Do deserto à Ressurreição”.

Inscreva-se gratuitamente na página comshalom.org/quaresma, e tenha acesso a conteúdos em vídeo, como pregações semanais do Padre João Chagas, além de conteúdos formativos e oracionais para você viver uma experiência de conversão.

Leia mais:

Normas básicas para o jejum na Quaresma

40 propósitos para a Quaresma

Nutricionista orienta jejum saudável

Receita do pão de jejum da Comunidade Católica Shalom

Formação: Fevereiro/2012


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Meu caro. Você se acha o centro da da verdade. Vou lhe falar uma coisa. O respeito é muito bom e mostra o caráter, sendo assim respeite a fé alheia. Você veio num blog católico falar mal dos católicos. Você sendo protestante, herege, falso cristão, que está condenado pela apostasia luterana vai para o inferno. Arrependa-se, volte para a Santa Igreja. Se você não se converter irá morrer espiritualmente. Aproveite a Quaresma e procure um sacerdote, se confesse, se arrependa e volte para o Senhor. Se coverte apóstata!

    2. Meu caro. Você se acha o centro da da verdade. Vou lhe falar uma coisa. O respeito é muito bom e mostra o caráter, sendo assim respeite a fé alheia. Você veio num blog católico falar mal dos católicos. Você sendo protestante, herege, falso cristão, que está condenado pela apostaria luterana vai para o inferno. Arrependa-se, volte para a Santa Igreja. Se você não se converter irá morrer espiritualmente. Aproveite a Quaresma e procure um sacerdote, se confesse, se arrependa e volte para o Senhor. Se coverte apóstata!