Formação

A quarta semana do Advento

comshalom

“Responde depressa ó virgem… Abre o teu coração a fé, os teus lábios à palavra, o teu seio ao criador.” São Bernardo

Nesta quarta semana, a Liturgia prepara a natividade do Senhor, revelando teologia e história. Com o nascimento do Filho de Deus, a promessa de Deus entre nós se cumpre. Deus definitivamente entra na história do homem para conduzi-lo ao Seu Reino, dentro do plano de salvação.

Essa é a primeira grande festa que celebramos no início do ano litúrgico – Deus encarnado! Deus conosco, Emanuel!

Deus está conosco, estejamos também com Ele. Maria seja nosso modelo, ela que diante do anúncio do anjo, ensina-nos a abrir o coração gradativamente ao projeto divino, mesmo sem compreendê-lo. Maria, a plena de graça, recebe a visita do Anjo, silencia, reflete… pergunta com temor de respeito… e consente com fé. A resposta de Maria foi o primeiro ato de fé cristão, é o Amém de toda a criação ao projeto de Deus.

Contemos com sua intercessão para que também em nós o Espírito Santo gere o Verbo divino, e escutemos a bem aventurança:

“Felizes também vós que escutaram a creram: cada alma que crê, concebe e gera o Verbo de Deus.” Santo Ambrósio

Que o Menino Jesus possa estar nos braços de cada um de nós neste Natal.

 

Aline Santos

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *