Formação

Sacramentos: A prática nos faz cristãos

comshalom

Todos os Sacramentos constituem objeto de fé. São definidos nos Dogmas da Igreja. É inclusive na prática que nos faz cristãos, que faz a Igreja. Um cristianismo sem Batismo, ou sem Eucaristia, Confissão, Matrimônio ou  Ordem, não seria mais que uma sociedade filosófica ou filantrópica. Então, o que fazer quando o nosso “Creio em Deus…” parece ignorar os Sacramentos? É tão fácil se distanciar da Igreja e de Cristo no meio de um pluralismo religioso tão explícito na sociedade e no mundo…

Primeiro ignoramos com facilidade por não termos conhecimento do que estes representam para nós, do sentido, das graças e dos efeitos que cada um causa em nós. Há um distanciamento em massa dos ritos cristãos, uma desconfiança da Igreja visível, muito embora precisemos assumir que necessitamos de alguma forma nos unir a Cristo. Os sacramentos nos fazem outro Cristo, na medida em que passamos a vivê-los com o pleno sentido e a verdadeira prática cristã. Talvez nos falte o interesse em aprofundar o significado de cada um, o efeito, o sentido…

Uma atitude que urge tomar é a de assumir a nossa identidade de cristãos, e essa passa pela prática dos sacramentos, da busca pelo conhecimento dos mesmos e os seus efeitos em nossas vidas.

O Concílio Vaticano II deu início a reforma de todo ritual sacramentário, esclareceu assim o valor e o sentido:

“Os Sacramentos tem por fim santificar os homens, edificar o Corpo de Cristo, enfim, prestar culto a Deus; porém, a título de sinais, tem igualmente um papel de ensino. Não somente supõe a fé, como também, pelas palavras e pelas coisas, eles a alimentam, fortificam e exprimem; é por isso que se denominam Sacramentos da fé” (SC 59).

Vejamos: se os sacramentos são sinais da salvação universal de Jesus Cristo, pertencem a toda humanidade e devem dizer “alguma coisa” ao homem de hoje, devem dizer alguma coisa ao homem de qualquer tempo e lugar. Sendo mais diretos: podemos dizer que o desejo do Espírito Santo por meio dos Sacramentos é de limpar a ferrugem, revitalizar a fé dos cristãos e imprimir Jesus Cristo na alma e no coração.

Vejamos o que nos diz o catecismo da Igreja:

“A eficácia dos sacramentos deriva do próprio Cristo, que atua neles, ‘no entanto, os frutos dos sacramentos dependem também das disposições de quem os recebe’ (CAT 1128): quanto melhores forem as disposições de fé que possua, conversão do coração e adesão à vontade de Deus, mais abundantes são nos efeitos da graça que recebe” (CAT 1098).

Fica claro para nós que é preciso faze a nossa parte, ter a disposição pessoal, o desejo pela vontade de Deus e buscar a prática dos mesmos, assim teremos uma nova experiência do que de fato é SER CRISTÃOS, porque em nossas vidas e no nosso coração estará escrito Jesus Cristo além de bebermos de graças e efeitos que talvez ainda desconheçamos.

Os Sacramentos são sinais da Aliança, sinais de que Deus vive conosco, em Jesus Cristo. Entremos, com alegria e desejo nessa graça de renovação do SER CRISTÃO!

Quer entender ainda mais sobre os sacramentos? Adquira o livro “Liturgia e Sacramentos“, do Pe. Marcelo Sales que busca introduzir o leitor no universo do sagrado.

Série Philippos ‘Liturgia e Sacramentos’

A Comunidade Católica Shalom lança o segundo livro da Série Philippos sobre liturgia e sacramentos. Na obra, o  padre Marcelo Sales, busca introduzir o leitor no universo do sagrado. Criada pela Assistência de Formação como um complemento ao Caminho da Paz, a Série Philippos tem o objetivo de produzir conteúdos doutrinários para os membros da Obra Shalom.

 Veja aqui o curso Liturgia e Sacramentos da série Philippos

Leia também sobre outros sacramento:
 Unção dos Enfermos é só para quem está a ponto de morrer? 

Curiosidade sobre o sacramento do Matrimônio


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.