Shalom

Saiba como preparar seu Retiro Pessoal

“Periodicamente, cada membro da Comunidade retire-se durante um dia para, na solidão, encontrar-se com o Senhor. ” (ECCS,47)

comshalom

Para a Comunidade Católica Shalom, Retiro Pessoal (RP) significa retirar-se temporariamente das atividades do dia a dia para permanecer mais tempo com o Senhor. Ele é indicado trimestralmente para os membros da Comunidade de Aliança e mensalmente para os da Comunidade de Vida, principalmente antes de momentos fundamentais da caminhada vocacional.

“No retiro pessoal, cessamos as atividades que fazemos todos os dias e nos retiramos para um lugar quieto que favoreça essa solidão e quietude interior”, diz William Rocha, membro da Comunidade de Aliança e formador pessoal.

O silencio é primordial para o RP. Um local movimentado onde certamente surgirão conversas ou mesmo, na ausência de pessoas, o uso de smartphones online não irão colaborar com o dia reservado com Jesus. “Os celulares são passíveis de inúmeras notificações que certamente nos roubarão da solidão e do objetivo do retiro”, diz o formador.

Como fazer um Retiro Pessoal?

Faz parte do retiro pessoal um tema central com o qual, no caso, o membro da Comunidade se guiará para rezar. Esse tema central virá por uma orientação de uma pessoa mais experiente na fé, algo que seja recorrente de sua vida de oração diária ou um livro espiritual de seu interesse.

Mesmo indo com um tema preparado, com expectativas do que Deus fará, é o Senhor quem conduz o RP. Para William, é Deus que está no comando podendo surpreender e muitas vezes agir com Suas graças na vida de cada um.  

“É preciso ser dócil para que o Retiro Pessoal seja um diálogo de amor e não um monólogo onde só nós falamos!”

Orientações para Retiro Pessoal

O ideal é começar ou finalizar com a celebração eucarística.

Momento da Manhã

  • Laudes ou momento de Louvor
  • Momento de escuta do Senhor
  • Estudo Bíblico do dia
  • Rezar com (Sugestão de Leitura bíblica, Estatutos, Escritos, dentre outros)
  • Anotar tudo!

Momento da Tarde

  • Revisar tudo o que Deus falou no Estudo Bíblico e entregar diante dEle tudo o que foi colocado na orientação da manhã, atentando-se a tudo o que Deus já fez e ainda fará!
  • Fazer Revisão de Vida e Propósitos
  • Momento Mariano (Pode rezar o terço)
  • Termine o retiro louvando o Senhor por tudo e anotando o Rhema.

Onde fazer o Retiro Pessoal?

Um lugar silencioso como já vimos é fundamental. A Comunidade Shalom possui, em alguns Centros de Evangelização, capelas com o Santíssimo Sacramento exposto, onde é possível passar o dia com Jesus. No entanto, você pode rezar numa paróquia, conventos ou casas de retiros.

O que levar?

Bíblia, terço, caderno para anotar tudo, caneta, livros espirituais, Estatutos e Escritos, água, um lanche e principalmente o desejo e a vontade de permanecer com Aquele que quer te falar.

Testemunhos

Qualquer pessoa pode e deve fazer um Retiro Pessoal, pedir uma orientação para algum sacerdote ou a um amigo a mais tempo na fé e assim sair da correria da semana e, no silêncio, organizar a vida conforme a vontade de Deus.

Para Eduardo Martins, membro da Comunidade de Vida, o Retiro Pessoal é importante e fundamental. É o tempo de pausa na vida para se voltar ao que é mais importante. Colocar Deus no centro para se refazer e organizar o resto. “O silêncio no RP tem também uma dimensão de cura, de escuta, de acalmar o coração já que o contexto de meditação facilita a intimidade com Deus.”

Liduína Alves, consagrada na Comunidade de Aliança, afirma o dia do RP é de recolhimento e silencio interior diante do Senhor. Para ela, é um momento de escuta, reflexão e de fazer uma leitura acerca da dimensão vocacional e pessoal. “Em oração vou dando passos para fazer a vontade de Deus. O RP é um tempo de parar, olhar, refletir e agir.”

Wallace Freitas, missionário em Roma, diz que no RP, além de se encontrar de forma profunda com Deus, encontra a si mesmo. “Silenciar é essencial. Em meio a tantos barulhos que confrontam a vida, a vocação e a humanidade, o RP vem como alinhar e organizar tais barulhos que me motivam sempre a recomeçar”. Além de tudo, o discípulo ressalta o fator fidelidade ao retiro. “Deus deseja fazer tantas coisas e a fidelidade ao Retiro Pessoal vai nos ajudando a viver bem a vocação e tudo que gira ao nosso redor. Se vivo bem a vida que Deus quer para mim, vivo bem as relações com as pessoas que convivo.”

Padre Shalom também faz Retiro Pessoal, sabia? Pe. Douglimar Estevam diz que o dia de RP é para rezar mais e aprofundar a experiência com Deus e fazer uma Revisão de Vida. “É um período em que eu paro para deixar que o Espírito Santo conduza cada passo de minha vida.”

E aí? Deu vontade de passar o dia com Jesus? Então…

Bom retiro e Deus abençoe!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim deu vontade de fazer o retiro fui me envolvendo com as palavras e vou colocar nas mãos de Deus para que possa ser dirigida por ele 🙏 estarei me preparando para minhas férias ❤

  2. Retiro pessoal oportunidade de estar junto a Deus, longe dos barulhos do Mundo. Onde buscamos a graça da intimidade com Amado..🙏