Shalom

Saiba o que é a Koinonia Shalom

Hoje às 20h na LIVE SH teremos a segunda edição da koinonia online no Canal da Comunidade Shalom no YouTube, dentro do Retiro das Autoridades, e queremos explicar para você o que é a Koinonia Shalom.

comshalom

Todo Carisma dentro da Igreja comporta um caminho específico que Deus inspira a um grupo de pessoas chamadas àquela vocação. Franciscanos, Carmelitas, os membros da Comunidade Canção Nova, dos Focolares, e tantos outros, são chamados, igualmente, à santidade e à união com Deus. Porém, o Senhor inspira diferentes formas de chegar a este mesmo objetivo. Existe um caminho dentro da vocação, daí nascem as tradições, as regras e estatutos e a forma própria de cada um desses carismas se desenvolverem.

Na Comunidade Católica Shalom temos o chamado de sermos ministros e discípulos da Paz, anunciando o Ressuscitado que passou pela Cruz. Os membros do Shalom são chamados a vivenciar a contemplação, a unidade e a evangelização na busca de ser uma alma esposa de Jesus, que O ama no outro, na oferta pela igreja, pelos jovens e por todos os homens.

Resumindo bem resumido é isso! E dentro deste Carisma de Paz existem elementos essenciais que fazem parte ou da vida diária dos missionários, ou de momentos específicos. E queremos hoje te falar de um desses elementos essenciais, que tem um nome um tanto exótico, que muitas vezes não é compreendido por aqueles que não estão dentro da Comunidade ou da Obra: a KOINONIA. Já ouviu falar?

Vamos começar com a definição formal: Koinonia é uma palavra de origem grega e significa “comunhão”. Entre os cristãos, esse termo é frequentemente usado para expressar companheirismo, comunicação, compartilhar, ter em comum, participação e cooperação para com Deus e o próximo. Ou seja, a Koinonia não foi invenção do Shalom, mas dentro da obra e da Comunidade, ela ganha uma identidade toda especial.

Nos Estatutos da Comunidade Shalom, no capítulo que define a Comunidade de Vida, lemos a seguinte orientação:

“Uma vez por semana, cada Comunidade retire um momento para celebrar esta fraternidade através de uma alegre convivência comum: é o momento da Koinonia” (ECCSh, 70). Este parágrafo dos estatutos fala da vida fraterna e deixa bem clara a importância da koinonia, além de pontuar outros momentos essenciais para viver e cultivar o grande dom da vida comunitária e do chamado à unidade.

Mas a Koinonia só acontece então na Comunidade de Vida? 

A resposta é não! A alegre convivência descrita acima, é algo que chama tanta atenção daqueles que não são da Comunidade de Vida, que a ocasião, transbordou para quase todo tipo de retiro promovido pela Comunidade. Nos retiros de grupos de oração, de ministérios, de formação, nos retiros anuais da Comunidade chamados de reciclagem, nos retiros de discernimentos e até de autoridades; da Obra Shalom, da Comunidade de Aliança e de Vida; o momento da Koinonia já é esperado com empolgação!

Mas para você que nunca participou de uma Koinonia, explicamos que ela acontece basicamente assim: começa com uma oração breve para entregar a Deus aquele momento de comunhão entre os irmãos, às vezes tem uma música bem fraterna, aquela para você cantar e sorrir para o outro, e aí começa a atividade programada! Essa atividade é aberta a todo tipo de inspiração criativa do Espírito! Importante dizer que também não pode faltar um lanche gostoso! Afinal, a refeição também promove partilha. E outra coisa, geralmente ela acontece a noite, após o jantar.

Jogos de cartas ou tabuleiros, mímicas, criação de peças de teatro ou paródias, momentos de partilha sobre a vida e a vocação, histórias engraçadas. Tudo o que promova a alegria sadia, a experiência com o irmão e boas risadas, está valendo! Atividades para se movimentar: esportes, gincana e todo tipo de coisa que as mentes criativas possam inventar. Atividades mais light: rodas de conversa e partilha, filmes, vídeos engraçados, jogos de estratégia.

Todas as atividades podem entrar no roteiro da koinonia da noite, depende das preferências dos irmãos envolvidos e da disposição para aquele dia. No entanto, a saída de si também é marca da koinonia, ou seja, acontece de você entrar em brincadeiras que nunca escolheria na vida, e no final das contas se divertir muito e experimentar da graça que recebemos quando nos abrimos ao outro, quando vivemos o momento desejando a alegria da comunhão.

É isso! A koinonia é um momento de efusão da alegria, de descansar na vida dos irmãos, de rir até a barriga doer, de deixar de lado um pouco as pressões do dia a dia para estar com outro, ouvir o outro, amar o outro. E este momento fraterno está tão consolidado na vida de quem faz parte do carisma shalom, que até nas atividades de evangelização online que ganharam força durante a pandemia de covid-19, o momento de alegria e comunhão ganhou seu espaço.

A primeira koinonia online da Comunidade Shalom aconteceu durante o “Encontro Geral da Obra” em julho, mês em que a Comunidade comemora o aniversário da vocação. A Koinonia foi um grande sucesso! Membros da Comunidade e da Obra assistiram alguns irmãos participando de brincadeiras. Houve muita interação nas redes sociais e participação até do fundador e da co- fundadora que acompanhavam tudo de suas casas. Não faltou alegria, comunhão e risadas. Elementos bem característicos de uma boa Koinonia.

Agora que você já sabe como funciona, é só colocar em prática! Convide seus amigos, seus irmãos, o povo do seu grupo, do seu ministério, da sua célula e vamos para a Koinonia!

E nós queremos te convidar para a koinonia online que acontecerá hoje às 20h no canal da Comunidade Shalom no Youtube. 

 

VEJA TAMBÉM:

Fazer-se dom: A identidade fundamental do homem

O que é difusão da obra?

A vocação da amizade em nossas vidas 

São Tomé, Jesus e os irmãos

“Eles são meu povo, meus irmão e minha gente”

“Ele não pesa, ele é meu irmão”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns por compartilhar com o público algo que parece tão íntimo de VOCÊS quanto comunidade. Gratidão por nos dar a conhecer o significado também da palavra koinoniakkkkkk.Shalom do Pai para todos. Maceió Alagoas