A alegria tem a capacidade de encher-nos de vitalidade e dar vigor aos que convivem conosco. “Onde quer que a alegria esteja ausente, onde quer que desapareça o senso do humor, com certeza ali não estará o espírito de Jesus”, escreveu o então cardeal Joseph Ratzinger em seu livro “Princípios teológicos”. Um dos santos que viveu com alegria e bom humor foi Thomas More, apontado pelo Papa Francisco como modelo desta virtude para todos nós.
É impressionante o exemplo de bom humor que São Thomas More deu ao ser decapitado. O chanceler da Inglaterra foi condenado por não ter aderido ao cisma religioso provocado pelo rei Henrique VIII. Ao inclinar a cabeça, o santo olhou para o seu carrasco e disse: “Ânimo, rapaz! Não tenhas medo de cumprir o teu dever. O meu pescoço é muito curto. Cuida, pois de não cortá-lo de lado, para que não fique abalado o teu prestígio”. E ainda acrescentou com bom humor: “Deixa-me ajeitar a barba, não aconteça que também a cortes. Ela nada tem nada a ver com isso”.
Alegria na família
Thomas More foi casado e teve quatro filhos. Nem mesmo quando foi preso permitiu que isso quebrasse a unidade e a paz familiar. Apesar de ter ocupado um alto cargo na corte, sempre foi desprendido dos bens. De acordo com um de seus biógrafos, São Thomas More buscava celebrar com dignidade as festas importantes mesmo na prisão. Uma das formas que fazia era vestir-se com mais elegância, ainda que com um vestuário escasso de prisioneiro.
Do mesmo modo, São Thomas More apoiava-se na oração. Em uma das cartas que escreveu a sua filha, o santo a consola enquanto estava na prisão. ““Está, pois, tranquila, minha filha, e não te preocupes comigo, seja o que for que me aconteça neste mundo. Não pode acontecer nada que Deus não tenha querido. Ora, tudo o que ele quer, por pior que possa parecer-nos, é o que há de melhor para nós”.
Oração de São Thomas More para pedir o bom humor
Dai-me, Senhor a saúde do corpo e, com ela, o bom senso pra conservá-la o melhor possível. Dai-me, Senhor, uma boa digestão e também algo para digerir. Dai-me uma alma santa, Senhor, que mantenha diante dos meus olhos tudo o que é bom e puro. Dai-me uma alma afastada do tédio e da tristeza, que não conheça os resmungos, as caras fechadas, nem os suspiros melancólicos… E não permitais que essa coisa que se chama o “eu”, e que sempre tende a dilatar-se, me preocupe demasiado. Dai-me, Senhor, o sentido do bom humor. Dai-me a graça de compreender uma piada, uma brincadeira, para conseguir um pouco de felicidade e para dá-la de presente aos outros. Amém.
Veja também:
São Josemaria Escrivá, mestre do bom humor
São Felipe Néri, o santo com o sorriso de Deus
Confira a receita que São Domingos Sávio utilizou para viver a santidade com alegria