O Jubileu de 1575 foi proclamado em 10 de maio de 1574 com a bula Dominus ac Redentor pelo Papa Gregório XIII. São Filipe Neri, conhecido por seu trabalho pastoral e pelo carisma que inspirava, teve um papel importante nesse Ano Santo, ajudando a acolher e cuidar dos peregrinos que chegavam a Roma. Ele foi o responsável pela gestão do Hospital dos Peregrinos, garantindo que todos tivessem um atendimento digno durante as peregrinações à Cidade Eterna. O hospital cuidou de nada menos que 145 mil peregrinos. Foi nessa época que Filipe fundou a Congregação do Oratório, que desempenhou um papel vital em várias iniciativas sociais e religiosas durante esse período.
| Leia também: Anos Santos na história da Igreja
Sobre São Filipe Neri
São Filipe Neri nasceu em Florença, na Itália, em 1515. Quando criança, era conhecido como Pippo Buono, pois era um rapaz alegre e popular entre todos que o conheciam, características que o acompanharam durante toda a vida.
Mesmo antes de ser padre, Filipe tinha o hábito de visitar os lugares mais pobres de Roma, como hospitais abandonados e prisões, levando alegria, generosidade e autêntica caridade cristã.
Além disso, tinha especial atenção aos jovens. “Contanto que não façam pecados, de boa vontade suportarei que rachem lenha em cima das minhas costas”, dizia o santo à juventude. A partir desse trabalho, iniciou a obra do Oratório do Divino Amor, onde reunia jovens para rezar e cantar.
Descubra o santo que quer caminhar ao seu lado em 2025
Leia também:
Conheça a oração oficial do Jubileu da Esperança
Conheça os pacotes da Comunidade Shalom para o Jubileu dos Jovens 2025
Jubileu: Veja como participar de concurso de fotografia e ter a chance de se encontrar com o Papa