Igreja

São João XXIII: entenda a relação entre bondade e missionariedade

Antes de se tornar Papa, o religioso já tinha uma intensa vida missionária. Inclusive, foi ele quem convocou o Concílio Ecuménico Vaticano II.

comshalom

São João XXIII ficou conhecido como o Papa Bom. Com sua vida, ele mostrou o rosto bondoso de Cristo para o mundo inteiro durante quase cinco anos (1958 – 1963) em que esteve à frente da Barca de Jesus, a Igreja Católica. Contudo, antes mesmo de se tornar Papa, o religioso já tinha uma intensa vida missionária.

E tudo isso começou muito cedo com sua família que frequentava assiduamente a igreja, alimentado assim, desde a infância, o desejo pela vida espiritual no pequeno Angelo Giuseppe, nome de João XXIII, celebrado neste dia 11 de outubro.

“A medida que avanço, mais dou conta do que me falta” (São João XXIII, Diário da Alma)

Os talentos de São João XXIII

Entre as diversas atividades que desempenhou ao longo de sua vida, está a de professor de história eclesiástica, patrologia e apologética. Ele foi ainda um pregador solicitado em diversas regiões por conta da sua eloquência elegante, profunda e eficaz.

Leia também | Divulgada data oficial da JMJ Lisboa 2023

Por muito tempo, durante sua jornada missionária, precisou suportar em silêncio as incompreensões e dificuldades do seu ministério, marcado muitas vezes por passos pequenos, mas fundamentais rumo ao anúncio do Evangelho.

Ele distinguiu-se por conta da sua busca pela simplicidade principalmente nos assuntos diplomáticos mais complexos. Procurou sempre agir como sacerdote em todas as situações, animado, inclusive, por uma piedade sincera, que se expressava muitas vezes no prolongamento do seu tempo dedicado à oração e à meditação.

“A minha jornada deve ser sempre uma oração; a oração é meu alimento” (São João XXIII, Diário da Alma)

Quando São João XXIII tornou-se Papa?

Após a morte de Pio XII, João XXIII assumiu o pontificado da Igreja Católica. Isso aconteceu em outubro de 1958. Durante o seu tempo como Papa, algumas das suas características encantaram o mundo.

João XXIII era manso e atento, empreendedor e corajoso, simples e cordial, praticou cristãmente as obras de misericórdia corporais e espirituais, visitando com frequência os encarcerados e os doentes.

O pontífice costumava receber também homens de todas as nações e crenças e cultivava um extraordinário sentimento de paternidade para com todos. Inclusive, ele foi o Papa que convocou o Concílio Ecuménico Vaticano II.

Viveu profundamente unido a Deus por meio da oração e também passou a ser lembrado por ter dado passos significativos para uma grande renovação na Igreja. Tudo isso de forma singela e sempre irradiando a paz própria de quem confia no Senhor.

“A bondade atenta, paciente e generosa chega muito mais longe e mais rapidamente do que o rigor e o chicote” (São João XXIII, Diário da Alma)

Bondade e missionariedade

A partir da vida de São João XXIII, a relação entre bondade e missionariedade fica clara, pois faz parte da missão de um religioso mostrar para o mundo o rosto bondoso de Deus, que não se cansa de amar a cada um de seus filhos.

Por isso, que, neste dia de São João XXIII, seja renovado no coração de cada missionário o ardente desejo de, assim como o Bom Pastor, amar cada ovelha de forma mansa, atenta, corajosa, simples e cordial.

> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Leia também os outros episódios de Série Santos em missão:

Santa Teresinha ensina a maior missão: ser o amor!

São Francisco não hesitou diante da voz de Deus

Santa Faustina, a mística embaixadora da Divina Misericórdia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *