Shalom

Shalom em Argel inaugura Capela dedicada a São José

No dia de S. José Operário, a Missão Argélia realizou a abertura da Capela dedicada ao santo, localizada no interior da Catedral Sagrado Coração de Jesus. A capela, segundo os organizadores, foi um sonho de Deus e poderá evangelizar muitos que por lá passarem.

comshalom

A Comunidade Shalom na Argélia inaugurou, no último sábado (01/05), a Capela São José, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Argel (Capital de Argélia), contando com a presença e a benção do Arcebispo local, Dom Paul Desfarges.

Segundo o Responsável Local, Pe. Jean Fernandes Costa, foi uma grande graça para a missão: “Deus, em Sua providência, já no planejamento deste ano, tinha nos inspirado a inauguração deste espaço dedicado a são José na Catedral, e não sabíamos que este ano seria consagrado a ele.” Deus é sempre fiel e providente, e este novo tempo do Shalom Argel revela a vivência do Sagrado na Vocação Shalom em vista do povo que o Senhor confiou.

Depois do Retiro de Serviço de Autoridades da Comunidade Shalom, em agosto do ano passado, os missionários foram motivados a escutar de Deus aquilo que Ele queria para cada missão neste tempo novo instaurado, pela Graça Divina, na Comunidade. Segundo o Pe. Jean, os irmãos da missão de Argel rezaram e formularam um planejamento para consolidar algumas realidades, dentre elas a vivência do sagrado.

“Como estamos responsáveis por toda a dimensão pastoral e litúrgica da Catedral de Argel, vimos por bem expressar nosso amor e devoção a São José por meio de um ‘espaço sagrado’ no interior da Catedral. Planejamos e nos preparamos para inaugurar este novo espaço em Março. Porém, quando o Papa decretou em dezembro que 2021 seria consagrado a São José, percebemos que o Senhor queria uma capela. Sendo assim,  precisaríamos de mais tempo para a concretização deste projeto, e tivemos que adiar a inauguração para maio deste ano, no dia de São José Operário”.

A Catedral de Argel, dedicada ao Sagrado Coração, foi construída no formato de uma tenda do deserto, tendo nas extremidades quatro “espaços” distintos do espaço central (nave). No lado direito do altar, desde a consagração da catedral em 1962, já existe uma capela do Santíssimo Sacramento e, no lado esquerdo, uma capela dedicada a Nossa Senhora, onde, desde a beatificação dos 19 mártires da Argélia, em 2018, foram colocados o ícone original da beatificação e as relíquias destes beatos.

A capela inaugurada em dedicação a São José, como fruto deste tempo novo, está ao lado esquerdo do altar, no fundo da Catedral (repare o detalhe circulado em laranja).

Na Capela ainda falta o panô ícone de São José, que será escrito por uma irmã da Comunidade, missionária na Tunísia. Porquanto, devido às fronteiras fechadas por causa da pandemia, só foi possível ter a impressão do ícone posto em uma moldura.  Sobre este fato, o Responsável Local afirma: “um detalhe interessante para destacar a providência de Deus através de São José é o fato de termos feito orçamentos para a impressão do ícone em uma gráfica e para a montagem da moldura com um artesão. Ao saberem que o trabalho seria para uma capela na catedral, ambos nos doaram o material”. Vemos o próprio São José sempre sendo muito providente em cada ação e obra deste projeto.

A Comunidade Shalom, desde que assumiu esta Catedral em 2018, buscou sempre contribuir por meio do Carisma em diversos aspectos, dentre eles o zelo e a beleza da liturgia, além do acolhimento.

Esta capela expressa o amor e devoção a São José, é um novo “espaço sagrado” no interior da Catedral que atrairá vários visitantes a conhecer Jesus por meio da intercessão de José.

Já que Deus não cessa de surpreender com Seu provir, não obstante a contribuição espiritual e litúrgica, a vivência da providência divina se manifesta dos mais diversos meios. Como na Argélia o número de cristãos é baixíssimo (de acordo o senso de 2019, cerca de 0,03%  da população é católica) e não há um número significativo de fiéis com quem a Catedral possa contar, por vários anos ela ficou sem restauração, mas, aos poucos, foi possível restaurar os espaços existentes e inovar para atrair o povo argeliano. No início deste ano, por exemplo, foi feita a restauração completa da cripta, onde são celebradas missas cotidianamente.

“Ela era bem sombria e as pessoas que a viam tinham dificuldade de rezar nela. Hoje acontece o contrário, muitos nos agradecem por termos restaurado a capela, pois hoje ela está bem oracional”, afirma o padre.

Dentro do espaço cabem 50 pessoas. Mas, caso seja necessário, por as cadeiras da nave central da Catedral serem móveis, pode-se proporcionar a permanência de mais pessoas, e o acesso é livre na capela.

Confira algumas fotos:


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *