No final de 2019, a Comunidade Católica Shalom anunciou o envio de missionários para uma nova fundação em Cuba e, neste tempo de preparação, os missionários vivem um tempo profundo de intercessão. Com o anúncio do “Ano de São José”, os irmãos que serão enviados à terra cubana tiveram a inspiração de rezar a Novena de São José de forma ininterrupta, consagrando então a missão ao santo no qual celebramos durante todo o ano, e também pedindo a sua intercessão para o período de preparação.
Para bem viver este profundo tempo de expectativa, os missionários – apesar de estarem espalhados em missões diferentes no Brasil – se reúnem duas vezes por mês de forma online para rezar, partilhar e escutar a partilha de outros irmãos que moram ou já moraram em uma fundação. Estes momentos ajudam a alimentar uma vida fraterna e a fortalecer um “espírito de ser família”, mesmo não estando ainda na missão de destino. Além desses encontros, os missionários estão estudando a língua espanhola e também aspectos importantes sobre a cidade.
“Nós experimentamos de forma muito forte a intercessão da Virgem Maria. Desde a nossa primeira oração comunitária, Deus nos apontava a Virgem Maria como essa fiel e humilde servidora do Senhor. Através dela, o Senhor tocará cada coração; é através da Virgem da Caridade que Deus reinará nos nossos e no coração deste povo”, testemunha Nayanne Lins, missionária responsável pela Comunidade Shalom em Santiago de Cuba.
Unidos a Jesus, a Virgem Maria e ao Glorioso São José, vivemos este tempo confiantes de que Deus está abrindo uma nova via pelo deserto!