Shalom

O Ressuscitado pelo olhar dos que o escreveram

Ao final da retirada dos andaimes, um louvor sincero brotou dos corações dos missionários que estavam na Igreja acompanhando o processo. Saiba como foi essa experiência de renovação vocacional.

comshalom
Equipe de iconógrafos do ícone do Ressuscitado | Foto: David Gabriel

Há 10 anos atrás, sonhávamos como seria o ícone central da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz. Como escrever a imagem que servirá de sinal e manifestação da Glória de Deus para todos aqueles que adentrarem este templo? Apenas pela oração e escuta atenta da voz do Senhor, seria possível encontrar a resposta. E assim, se fez.

Aos poucos, o Ressuscitado começou a revelar-se no painel central da igreja, até que, na última terça-feira, 06 de agosto, foram retirados os andaimes que serviam de suporte para a escrita do ícone, marcando um momento histórico para a Comunidade Shalom. 

Ao final da desmontagem, um louvor sincero brotou dos corações dos missionários que estavam na Igreja acompanhando o processo de desmonte. Louvor pelos feitos do Senhor ao longo dos 10 anos de construção da primeira igreja da Comunidade Católica Shalom, louvor pela finalização da iconografia, louvor pela glória de Deus que invade este espaço sagrado e por muito que Ele ainda fará.

Ícone do Ressuscitado | Foto: David Gabriel

 O Ressuscitado pelo olhar dos que o escreveram

A revelação do Ressuscitado foi uma experiência de renovação vocacional para os irmãos presentes. Entre eles, Eduardo Silva, Guadalupe Cabral, Camila Bonfim e Luana Oliveira, os iconógrafos responsáveis pela pintura. A equipe partilhou sobre a experiência vocacional que o processo de escrita proporcionou a eles e como foi contemplar a conclusão da imagem.

Para Guadalupe, o ícone do Ressuscitado que passou pela Cruz é a coroação de todos os seus trabalhos e uma experiência de maturação da expressão do Ressuscitado na Comunidade:

“Eu tenho 27 anos de Comunidade, durante este tempo eu pintei muitas expressões do Ressuscitado, mas essa é a Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, tem uma expressão nova, uma maturidade no nosso trabalho, refinado dessa compreensão do Ressuscitado que passou pela Cruz.”

Já Eduardo, viveu uma experiência de renovação do amor esponsal, expressão tão cara para a espiritualidade Shalom:

“A dimensão do amor esponsal foi o mais reavivado dentro de mim. Jesus Ressuscitado, para mim, sempre é essa figura do esposo, eu como celibatário, não teria como não ressaltar esse aspecto. Foi uma experiência de renovação vocacional. Para mim, não era a experiência de eu tocando na tela com a tinta, com os traços, mas era o oposto, eu me sentia tocado por Ele espiritualmente.”

O Cristo que atrai com sua glória e olhar misericordioso

Camila, partilhou sobre a experiência de Jesus que vem ao encontro do seu povo e como este é atraído por sua glória:

“Mas aos nossos olhos esse ícone é o que mais fala, os traços do Jesus ressuscitado, Jesus que vem a nós, Jesus que vem na Parusia (a segunda vinda de Jesus). É a glória de Deus que entra no tempo e eu acredito muito que essa glória de Deus que vai entrando na nossa vida, nessa experiência que o Senhor quer nos dar, não só como comunidade, mas como Igreja, como humanidade,  dessa presença de Jesus que vem a nós. Não somos nós que vamos a Ele, mas Ele que vem a nós, Ele que vem.”

Para Luana, que fez suas promessas definitivas este ano como Comunidade de Vida no Carisma Shalom, participar do processo de escrita do ícone foi um momento muito feliz. Ela conta que, de todos os detalhes, o olhar de Jesus é o que mais chama sua atenção:

“Eu fico muito feliz. Esse ano é muito especial para mim. O que primeiro me chama atenção é o olhar de Jesus, pois parece que atrai, é como se eu me sentisse olhada por ele em qualquer parte da igreja. É um olhar de misericórdia, um olhar terno, mas ao mesmo tempo firme. Essa é uma experiência muito forte. É como se esses olhos dissessem: ‘Vem, toca, põe aqui a mão no meu lado, seja uma mulher de fé’. Mas também gosto muito dos pequenos detalhes de ouro que são esse reflexo da glória.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

A história da Comunidade está sendo escrita

A revelação do ícone do Ressuscitado que passou pela Cruz é histórica, pois faz parte da história da Comunidade Católica Shalom que está sendo escrita diante dos nossos olhos. Essa é a primeira iconografia da primeira igreja construída pela Comunidade, um espaço sagrado para a atual e as futuras gerações experimentarem da Misericórdia de Deus, da força da Ressurreição de Cristo, que nos comunica a paz.

Como diz Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom:

“Uma casa de portas abertas, para onde muitos virão e de onde muitos partirão, tendo experimentado a misericórdia de Deus capaz de transformar vidas. Esta é a Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz.”

Ano de intercessão e de graças especiais

Além desse momento histórico na Igreja do Ressuscitado, a Comunidade Shalom se prepara para celebrar a Assembleia Geral Ordinária 2024Orgão máximo de discernimento na Comunidade Shalom, a AG2024 será realizada de 16 a 30 de agosto, em Fortaleza-CE, Casa Mãe da Comunidade Católica Shalom. Para saber mais sobre a AG, veja o vídeo abaixo:

Leia também | Aproxima-se a Assembleia Geral da Comunidade Shalom; saiba como interceder


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.