Promessas, quem de nós nunca recebeu ou nunca fez uma para alguém? Desde pequenos, já fazemos nossas primeiras experiências com promessas, quando nossos pais nos chamavam e diziam: “Filho (a) faça isso, que mais tarde te dou aquilo…” Eu não sei você, mas eu, na minha infância, apontava meu dedo mindinho para meu pai ou minha mãe e perguntava: “Promete?” A promessa só valia quando eles esfregavam o dedo mindinho deles no meu e diziam: “Prometo!” Após esse ritual de amor e confiança, eu saía feliz e cumpria a tarefa confiada a mim.
A convicção de que meus pais cumpririam a promessa feita a mim brotava da certeza de que eu era amado.
Infelizmente, notamos hoje em dia um terrível fenômeno: uma profunda crise de palavras. As pessoas empenham a palavra e logo voltam atrás com muita facilidade. São como alguns políticos, que prometem “mundos e fundos” para os seus eleitores e, uma vez eleitos, agem como se nada tivessem prometido.
Há ainda a triste realidade de casais que hoje, diante do altar de Deus e da comunidade de fé, prometem fidelidade na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, e amanhã, após o menor conflito, se abandonam, desistem um do outro como se nada tivessem prometido. Numa sociedade assim, onde as palavras parecem não ter credibilidade, é comum muitos ouvirem de seus pais desde criança: “Não confie em estranhos!” Há ainda a triste realidade de mulheres e mães frustradas, que dizem para suas filhas: “Não confiem em homens!”
A suspeita e a prudência, em muitos casos, podem nos proteger de futuras frustrações, é verdade. Porém, se não orientadas do jeito certo e usadas somente contra perigos e ameaças reais, podem também nos privar de grandes tesouros, de magnificas oportunidades.
A promessa para ti
Peço desculpa por essa longa introdução, mas meu objetivo é muito nobre. Quero te ajudar a tirar do seu coração obstáculos, dúvidas, medos e suspeitas sobre a ação divina em sua vida. O Espirito Santo é uma promessa de Deus.
Uma promessa feita por alguém perfeito e que ama você com um amor pleno. Se seu coração e sua alma estiverem abertos e rendidos, o Espirito Santo encontrará livre acesso e poderá transformar sua vida. A seguir, deixarei à sua disposição, passagens das escrituras onde Deus fez e cumpriu essa promessa:
“Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: ‘Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: ‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’” (At 1,4-5).
“Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8).
“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam reunidos. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos ficam cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2,1-4).
“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (Jo 14,15-18).
Veja também:
10 músicas para suplicar o Espírito Santo
4 atitudes simples para entender o verdadeiro objetivo da vida