Sabemos que a Providência é a forma da manifestação de Deus que rege toda a criação para o cumprimento de sua finalidade última, que é a sua santificação, entretanto, nem sempre acolhemos bem esse agir divino em nossas vidas e, por isso, perdemos a oportunidade de colaborar com essa maravilhosa vontade de Deus para nós, que é a santidade.
Desse modo, a dica de leitura de hoje é um livro precioso, que certamente nos auxiliará nesse processo de acolhimento e vivência dos desígnios de Deus, chamado O abandono à Providência Divina, escrito pelo padre jesuíta Jean-Pierre de Cassaude, na primeira metade do século XVIII.
Esse tratado sobre a Divina Providência é um compêndio de algumas cartas do padre Cassaude dirigidas à superiora do mosteiro de Nancy, na França. Trata-se de uma visão interessante a respeito do devir divino, pois tem como foco o abandono do orante a esta ação, inclusive, diante das situações que, os olhos humanos, são de difícil compreensão.
Dentre outros assuntos, o livro nos ensina que a santidade consiste na fidelidade à vontade divina e que esta graça está ao alcance de todos, cada um segundo o seu dever de estado, seja na vida leiga ou consagrada. Nessa mesma linha de raciocínio, a perfeição seria a submissão total aos desígnios de Deus, que têm por objetivo restaurar a semelhança divina perdida pelo homem pecador, que conservou a imagem de seu Criador, porém, não a Sua semelhança.
Por fim, destacamos alguns trechos do livro, para ilustrar um pouco a grande riqueza que o seu conteúdo oferece:
“A alma que se abandona a Deus encontra mais luz e mais força na submissão à ação divina, do que têm todos os orgulhosos que lhe resistem”.
“O soberbo é um enigma que a alma simples, iluminada pela fé, resolve com a maior clareza”.
“Quando vejo uma alma para quem o seu tudo é Deus e a submissão às ordens de Deus, ainda que seja desprovida de outros dotes e qualidades, não posso deixar de exclamar: ‘Eis uma alma dotada de grandes talentos para servir a Deus’”.
“Despojando de tudo as almas que se lhe entregam sem reserva, Deus dá-lhes uma coisa que para elas têm o lugar de tudo, de luz, de sabedoria, de vida e de força: é o seu amor”.
Ficha de leitura
Autor(a): Pe. Jean Pierre de Caussade
Idioma: Português
Edição: 1ª
Número de Páginas: 131
Editora: Edições Livre
Boa leitura!