Notícias

CD Shalom 40 anos será lançado no segundo semestre de 2021

Todas as músicas do novo álbum já foram compostas.

comshalom

Em 2022, a Comunidade Shalom completa 4 décadas  de fundação e os trabalhos em vista da comemoração já começaram. Uma das marcas do aniversário da instituição, celebrado de modo mais efusivo a cada 5 anos, é um CD de músicas litúrgicas, tradição que vem desde o lançamento do álbum na Dança da Vida, por ocasião do aniversário dos 20 anos da Comunidade. É com este espírito celebrativo que o CD Shalom 40 anos começou a ser preparado. 

Para a tarefa da criação do  CD Shalom 40 anos foram selecionados  25  compositores da Comunidade com experiência nessa missão. Desses, 15 participaram do retiro de composição presencialmente e 10 de forma virtual na última semana de janeiro. “O trabalho de escuta para o novo projeto começou através de uma pesquisa que foi enviada para os irmãos das missões da Comunidade Shalom em novembro do ano passado, sobre o CD Divino Coração, lançado nos 35 anos da Comunidade“, explica Wilde Fábio, que junto a Gustavo Osterno e Nicodemos compartilha a direção artística do projeto. 

A pesquisa avaliou o que funcionou, o que precisa ser melhorado e o que as pessoas esperam do novo trabalho. Wilde destaca que foi muito interessante ter esse material em mão, pois serviu para mapear as necessidades da comunidade e ao mesmo tempo o impacto do CD  nas missões.

“Ao mesmo tempo compreendemos que esses CDs são para toda a Igreja. Por isso, buscamos analisar a utilização  dessas canções na Internet, o que serviu para nortear os trabalhos para que o disco possa oferecer um bom repertório para a liturgia nas  Paróquias, Movimentos e outras Comunidades”, analisa o consagrado. 

Diretor explica como funciona a composição comunitária 

Toda as composições foram feitas de modo comunitário. “Essa experiência de composição de forma coletiva faz parte da tradição da Comunidade e é um momento de grande graça, pois  podemos contemplar grandes manifestações do poder de Deus”, revela o diretor. 

O  retiro dos compositores começou todos os dias  com a Santa Missa. “Todo o processo de composição foi vivido em espírito de oração. Ao mesmo tempo Deus se utiliza de instrumentos humanos por isso é também um momento de esvaziamento. Cada um se empobrece um pouco quando abre mão de seus gostos pessoais para gerar um novo que vem com a identidade de um grupo. Esse esvaziamento se torna uma boa escola de maturidade humana”, relata.

Ao final do encontro, Wilde informou ao portal comshalom.org que foram compostas todas as canções para o álbum litúrgico que sairá por ocasião dos 40 anos da Comunidade Shalom. “Agora vamos para as adequações e revisões para, em seguida,  fazer a aprovação final do repertório. Depois disso seguimos para a criação dos arranjos. A produção inteira deve levar por volta  de seis meses”, explica.

CD Shalom 40 anos será lançado em outubro 

Uma novidade é que a Comunidade tem como meta lançar o CD em outubro deste ano. “Para que possamos aprender as músicas um ano antes de celebrarmos nossos 40 anos’ frisa Wilde. “Pedimos a oração de todos porque sabemos que se trata de uma grande graça e por isso mesmo comporta uma grande batalha espiritual. Contamos com suas orações e penitências nessa intenção”, finaliza o consagrado.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *