Formação

Como me preparar para a Semana Santa?

Devemos nos preparar bem para viver esses dias de maneira intensa, com inteireza, com todo o nosso coração.

comshalom

A Semana Santa a época em que celebramos o mistério central da nossa fé: a Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, devemos nos preparar bem para viver esses dias de maneira intensa, com inteireza, com todo o nosso coração.

A seguir 5 dicas de como se preparar para a Semana Santa:

1 – Um bom exame de consciência, seguido de uma boa confissão

Vale a pena chegarmos a esta Semana Santa em estado de graça a fim de que as bênçãos que Deus venha derramar em nós, encontrem terreno fértil no nosso interior e gerem frutos de santidade. Por isso, façamos um bom exame de consciência e procuremos a confissão.

[Saiba como fazer um bom exame de consciência]

[Como fazer uma boa confissão?]

2 –  O cultivo do silêncio exterior

O silêncio desde cedo foi compreendido como necessário para escutar a voz de Deus. Por isso, nos dias que antecedem o mistério pascal, convém procurar nos preservar do barulho que pode nos dispersar da contemplação do mistério. Isto diz respeito a músicas, filmes e conversas. Atenção, isso não quer dizer nos abster totalmente disso, mas de privilegiar aquilo que nos leva à oração (ex: músicas católicas, filmes de santo, escutar homilias ou pregações sobre o assunto, etc.). O silêncio exterior nos ajudará a alcançar o silêncio interior, nos permitindo pôr os nossos pensamentos, gestos, sentimentos em Deus e no mistério da Semana Santa.

3 – A meditação dos mistérios da paixão ou via-sacra 

Uma prática muito salutar para este tempo é a meditação do mistério da Paixão de Jesus através da leitura orante dos Evangelhos e da contemplação das estações da Via Sacra. Acompanhar o Senhor no caminho da oferta dolorosa de si por amor a nós é grande preparação para celebrar o mistério pascal.

[Onde surgiu a via-sacra?]

[Via sacra do Amor Esponsal]

4 – Contemplação dos mistérios dolorosos do Rosário

De forma similar ao ponto anterior acontece quando contemplamos os mistérios dolorosos do Santo Rosário, com a grande distinção que, quando rezamos o terço, meditamos os mistérios da Paixão e Morte de Nosso Senhor junto com a Virgem Maria, aquela que permaneceu aos pés da Cruz (cf. Jo 19,25).

5 – Veneração de um crucifixo

A redenção do gênero humano deu-se pela oferta na cruz de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Este é mistério central da nossa fé e é isso que celebramos na Semana Santa. Recordamos esta inigualável prova de amor ao olhar para uma imagem de Cristo crucificado. Com efeito, para nós cristãos, um crucifixo é sinal de alegria, esperança e salvação. Por isso, para nos preparar para a celebração do mistério pascal, recomendamos colocar um crucifixo num local destacado na nossa casa, como um altar, e olhar para ele, recordando a amorosa oferta de Cristo por nós, e sendo levados à oração.

Que Deus nos conceda uma abençoada Semana Santa!

Retiro de Semana Santa Shalom 2021

 A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em mais uma edição online, devido à pandemia da Covid-19. O encontro acontecerá do dia 1º ao dia 4 de abril  de 2021 em seu Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Além deles, Padre Cristiano Pinheiro, Padre João Wilkes e Padre Antônio Furtado conduzirão momentos formativos e oracionais durante o encontro.

A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuito, clique no link e faça já a sua inscrição. Você também pode se inscrever contribuindo com a nossa ação de evangelização.

[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]

Meditações para a Semana Santa

A cada ano, a Comunidade tem lançado um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz sempre reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. O livro será usado no retiro online,  auxiliando os participantes nas pregações, na Via-sacra e no espírito litúrgico de cada dia.

Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. Além disso, é tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.

[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2021] 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *