Notícias

Conheça a jovem designer criadora da logo da JMJ 2023

Maria de Nazaré é a grande figura do caminho cristão, que nos ensina a dizer sim a Deus. Foi protagonista da última edição da JMJ e estará também em Lisboa.

comshalom
Foto: Reprodução

No último domingo, uma notícia repercutiu as redes sociais de jovens e católicos: A data oficial da Jornada Mundial da Juventude. Os jovens do mundo inteiro devem se reunir de 1 a 6 de agosto de 2023. Inclusive, o Papa Francisco motiva a todos a se movimentarem  e irem ““Renovo a todos vós, jovens do mundo inteiro, o convite a tomar parte nesta peregrinação espiritual que nos levará à celebração da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa no ano de 2023.”

>>Confira a mensagem do Papa aos jovens

A apresentação da logo já havia sido divulgada desde o ano passado. Você sabe quem a fez e quais as simbologias? A criadora da marca contou como foi o processo de produção em uma live especial de divulgação.

Com 25 anos, Beatriz Antunes mora em Lisboa, capital portuguesa, e está iniciando a sua carreira como designer. O projeto que ela enviou foi selecionado entre diversas propostas. “Meu pai diz que aquilo que nós queremos muito, Deus dá”, conta sobre a sua expectativa em relação ao resultado.

Maria, companheira de viagem rumo à JMJ

O logotipo da JMJ inspira-se no tema escolhido pelo Papa Francisco: “Maria levantou-se e partiu sem demora

A frase bíblica (uma citação do Evangelho de São Lucas) abre o relato da Visitação (a visita de Maria à prima Isabel), um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que seria a mãe de o Filho de Deus, que foi o tema da última JMJ, no Panamá). 

Sobre a logo da JMJ 2023

Cruz

A Cruz de Cristo, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade, é o elemento central, de onde tudo nasce.

Caminho

Tal como indica o relato da Visitação que dá tema à JMJ Lisboa 2023, Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir Isabel. Este movimento sublinha o convite feito aos jovens para renovarem ‘o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade’ (Christus Vivit, 20). A acompanhar o caminho surge, ainda, uma forma dinâmica que evoca o Espírito Santo.   

Terço

A opção pelo terço celebra a espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora de Fátima. Este é colocado no caminho para invocar a experiência de peregrinação que é tão marcante em Portugal.

Maria na logo da JMJ 2023

Maria foi desenhada jovem para representar a figura do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) e potenciar uma maior identificação com os jovens. O desenho exprime a jovialidade própria da sua idade que é a característica de quem ainda não foi mãe, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura aparece levemente inclinada, para mostrar a atitude decidida da Virgem Maria.

Leia mais:

Conheça o Site da JMJ 2023 em Portugal

JMJ em Portugal é adiada para 2023 por conta da pandemia do coronavírus

Relembre a JMJ 2019 no Panamá


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *