Nos últimos meses, o mundo passou a viver uma nova dinâmica: a quarentena agora faz parte da rotina de milhares de pessoas que, em casa, resguardam as suas famílias para evitar a propagação do vírus durante a Pandemia.
Nesta Série Especial do comshalom.org, você vai acompanhar como os missionários em todo o mundo têm vivido a virtude da esperança, própria dos cristãos em todos os momentos da vida.
Mas afinal, como o carisma Shalom é uma resposta atual para o mundo que sofre?
Continente Europeu: Itália e França
Na Itália, país com maior número de mortes pelo Covid-19 na Europa, os missionários vivem a quarentena em profundo espírito de oração.
Samantha é psicóloga da Comunidade de Aliança Shalom e está em Roma nos últimos meses. Impossibilitada de voltar para o Brasil, ela conta como tem sido a sua experiência de quarentena na Cidade Eterna.
”Uma das principais coisas que eu percebi quando a situação foi ficando mais complicada, é que tudo começou na quarta-feira de cinzas, quando começaram a sair os primeiros decretos aqui na Itália”, relembra a missionária.
Ela conta que percebeu, com tudo o que acontecia, que Deus a convidava a viver uma Quaresma diferente, bem mais radical e intensa, a estar com Jesus no deserto, na esperança de com Ele ressuscitar na Páscoa.
“Eu descobri formas de estar com os irmãos e de me sentir parte de um povo, de uma família, e isso foi muito significativo. Muitos irmãos da Comunidade no Brasil se uniram a mim neste tempo. Como tem sido belo me sentir família mais uma vez diante dessa circunstância”, ressaltou.
Para Samantha, uma frase que faz muito sentido hoje é a de Viktor Frankl, neuropsiquiatra austríaco que sobreviveu aos campos de concentração na Alemanha, quando diz: ”Quem tem um porquê, suporta qualquer como”.
“Aqueles que tinham um sentido na vida conseguiam suportar coisas extremas. Eu acredito muito nisso — quando tenho um porquê, ele me dá forças para suportar qualquer coisa. Eu preciso, com a minha vida e com o meu testemunho, relembrar que eu tenho um porquê, que é a vontade de Deus”, ressalta Samantha.
Samantha afirma que este é o tempo ideal para, como missionária, se dedicar às duas horas de oração, já que agora nada pode rouba-la daquela hora sagrada do seu dia.
A missionária conclui que é importante ter um olhar espiritual sobre todas as coisas que nos acontecem por meio da contemplação.
“Quantos profetas foram intercessores diante de Deus para que a ele afastasse o mal daquele povo. Nós, como missionários da Comunidade Católica Shalom, somos chamados a fazer o mesmo”, conclui.
França
Na França, as restrições de mobilidade decretadas pelos Chefes de Estado também têm sido vividas com profundo espírito de intercessão.
Amanda Pinheiro, responsável local da Comunidade na cidade de Paris, conta que o espírito de sacrifício próprio da Quaresma foi intensificado diante da nova realidade.
“Vemos tudo isso também como um sinal dos tempos. Jesus nos convida à conversão de uma forma muito forte, muito concreta”, ressalta Amanda.
A missionária lembrou ainda que é normal ter um movimento de inquietação diante de algo tão novo e tão impensável, mas que é necessário ter esperança.
“É impressionante ver que isso tudo está acontecendo com o mundo. Mas quando a gente para pra pensar, na Palavra de Deus e nas aparições de Maria — não posso deixar de cita-la, visto que aqui na França temos tantas aparições — e de todo o chamado à conversão, para nós missionários e para nós cristãos, acho que essa é uma boa ocasião para viver a fé, a esperança e a caridade”, pontua.
Amanda conclui dizendo que não é tempo de, como cristãos, vivermos a prova “voltados para nós mesmos”, mas é um período para redobrar a atenção com os mais frágeis, dando um testemunho de fé e de esperança de que Deus é maior do que tudo em todo tempo.
Especial Missões Internacionais em Quarentena
#Capítulo 2 | Missionários de Varsóvia e Cracóvia falam sobre a evangelização da Polônia em Quarentena
#Capítulo 3 | Missionários na Suíça e na Suécia contam como é ser um evangelizador na Europa em tempos de Covid-19
#Capítulo 4 | Missionários em Portugal e na Espanha partilham da graça da generosidade em meio à Pandemia
#Capítulo 5 | Missionários nos Estados Unidos levam esperança ao povo americano em confinamento