Shalom

Moysés Responde: Qual a sabedoria para evangelizar as nações?

O tema de hoje aborda a fidelidade ao Carisma em meio aos desafios da enculturação.

Nesta série especial, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, responde sobre vários assuntos. O tema de hoje aborda a fidelidade ao Carisma em meio aos desafios da enculturação. Qual a sabedoria para evangelizar as nações que têm culturas tão diferentes?

Nosso Senhor nos chama e nos envia, como Carisma, aos confins da terra. Em 2007, quando tivemos nossa aprovação pontifícia, o documento dizia o seguinte: Reconhecendo que este Carisma é um dom do Espírito para os homens de hoje, para os povos de hoje, para as nações de hoje, para as várias realidades da Igreja no mundo, deseja-se que ele se difunda até os confins da terra. Ou seja, a Igreja nos envia a todos os povos.

 

No Brasil, na América Latina, na Europa, na África, no Oriente Médio, nós encontramos contextos culturais e sociais diversos, que exigem da nossa parte uma docilidade muito grande para, evangelizando os povos, assumirmos a vida e a cultura deles. E a partir dessa experiência, conciliarmos elas com a força do Evangelho. Não são técnicas. O único caminho é o amor. Se nós fomos enviados por Deus a um povo, nós temos que nos apaixonar por esse povo.

Se você não ama aquele povo que Deus o deu para desposar, você nunca vai conquista-lo para Cristo. Em primeiro lugar, nós só conquistamos um povo se nós amamos esse povo. E nós fazemos isso sendo um com ele. Jesus nos amou tanto que se tornou igual a nós em tudo. Menos no pecado. Foi membro de uma cultura, participou de tradições e de costumes. Ele se fez um conosco. Tomou sobre si mesmo nossas feridas e nos redimiu.

Também nós só seremos instrumentos de salvação para um povo se nós, em Cristo Jesus, nos apaixonarmos por esse povo, sendo um com ele. A via da enculturação é a encarnação do Carisma na vida de um povo por meio do amor.

Moysés Responde: Você tem medo da vontade de Deus?

Moysés Responde: Como é a experiência das famílias missionárias?

Moysés Responde: Qual a sabedoria para evangelizar as nações?

Moysés Responde: Qual o segredo da perseverança?

Moysés Responde: Como superar as feridas e assumir hoje o chamado de Deus?

Moysés Azevedo


Comentários

[fbcomments]

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *