Notícias

Sacerdote diocesano: No Congresso Shalom percebi a profundidade da graça santificante em mim

Confira o testemunho do Padre José Flavio, sacerdote recém-ordenado que participou do Congresso Shalom Online no último final de semana.

O Congresso Shalom Online foi uma oportunidade ímpar de perceber a profundidade do processo de santificação na vida da Igreja e dos fiéis. Com um contéudo formativo atual, os pregadores do evento direcionaram os participantes, sem medo algum, a uma consciência mais detalhada da ação santificante de Deus na vida de todos os homens. O evento contou com a participação de mais de 8 mil pessoas em todo o mundo.

Um sacerdote alcançado

“O tema da santidade é profundo e requer uma sensibilidade maior. Um dom oferecido por Deus, manifestado no Cristo e estendido pela graça do Espírito Santo pode direcionar nossas vidas”, é o que comenta o Padre José Flávio, sacerdote na Diocese de Itapipoca (CE). O padre foi muito alcançado pelo o testemunho e pela partilha de Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Católica Shalom.

Com o Congresso Shalom Online, o padre pôde perceber que é importante se deixar instrumentalizar por Deus para que as palavras e gestos ditos e feitos na sua vida cotidiana sirvam de meios para que a graça santificante toque a vida das pessoas as quais ele se propõe a rezar. “Eis o sentido da fecundidade dos santos dos dias atuais. Para nós, padres, é uma exigência bem maior, porque precisamos responder nas pequenas coisas a graça santificante de Deus que muda o mundo para, como disse o fundador do Shalom, Moysés Azevedo, oferecermos as nossas vidas”, ressalta o sacerdote.

Quanto mais santos, mais fecundos

O jovem sacerdote reconhece que os testemunhos dos santos é essencial para que ele tenha ânimo na missão recém abraçada. “Para o ministério que acabo de assumir e que estou vivendo intensamente neste primeiro mês aqui na Diocese, muito me animou relembrar os testemunhos de São José Cafasso, de São João Paulo II, de Santa Teresa de Calcutá, de Santa Elizabete da Trindade e de São João da Cruz nas partilhas dos pregadores do Congresso Shalom. Fui muito tocado também ao relembrar da serenidade e da sensibilidade dos Papas Bento XVI e Francisco, quando afirmam que a santidade é a proximidade gratuita de Deus em nosso meio”, pontua padre José Flávio.

O sacerdote comenta ainda que “A partir da nossa relação com a Trindade, podemos nos assemelhar com a bondade que Deus que nos convida a testemunhar. É um desafio constante, mas possível de ser enfrentado, graças a nossa capacidade de abertura à graça santificante de Deus que age em nós. Com essa abertura, poderemos viver as três etapas fundamentais no nosso processo de santidade, como nos foi apresentado no Congresso Shalom: a purificação, a divinização e o compromisso missionário”.

“Que Deus nos inspire, como padres, a responder com a vida essa entrega total e santificante, não para uma vaidade mundana, mas como um sacrifício profundo de amor e de entrega pelo bem dos outros e pela Evangelização que somos convocados a abraçar. Parabenizo a Comunidade Shalom pelo evento, foi tudo muito bom, digno de reconhecimento pelo empenho e aprofundamento de todos aqueles que o fizeram acontecer”, conclui o padre.

Perdeu o evento?

Temos uma novidade para você! Você pode ter acesso às pregações do tema central e a todos os workshops, na íntegra, através do plano On demand, que já está disponível no site da plataforma. Clique [AQUI] para adquirir e não deixe de participar do maior evento online da história da Comunidade Católica Shalom.

Por Matheus Araújo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *