Shalom

Santa Teresa de Calcutá, a alegria que transpassava os sofrimentos

Modelo exemplar de virtudes cristãs, viveu uma vida voltada ao serviço com os mais necessitados, combatendo todas as adversidades com uma felicidade autêntica e um amor incansável, um dom inestimável para o mundo.

comshalom

Santa Teresa de Calcutá nasceu, em 26 de agosto de 1910, em Skopje, capital da Macedônia do Norte. Filha de Nikola e Drana Bojaxhiu, foi batizada, em 27 de agosto de 1910, com o nome de Agnes Gonxha Bojaxhiu. Em 1950, Teresa fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, com um testemunho de alegria na caridade, excelsa amizade com Deus, preocupação com a dignidade de cada pessoa humana no amor.

“Sangue, eu sou albanesa. Cidadania, na Índia. Em relação à fé, sou uma freira católica. No que diz respeito ao meu coração, pertenço inteiramente ao Coração de Jesus”, disse Teresa de Calcutá. Assim, humilde e obediente ao Senhor, conhecida mundialmente pela pertença a Deus e o serviço aos mais necessitados, a “santa dos pobres” marcou a história da humanidade com a mensagem do verdadeiro amor que provém de Deus.

Alegria de Teresa 

Teresa de Calcutá, em tudo o que fazia colocava muito amor e alegria. Dizia “uma pessoa cheia de alegria, prega sem pregar. Uma pessoa alegre, resplandece como um raio do amor de Deus, é esperança de felicidade eterna, é chama ardente de amor.” Independentemente da situação precária que enfrentava, sempre havia marcas de santidade.

A falta de amor, para a Santa dos Pobres, é a maior de todas as pobrezas. O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá. Ela ensinava que é preciso ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade. A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. “A paz começa com um sorriso”, afirmou ela. 

Como espalhar de uma verdadeira alegria?

Quer ser mais alegre? Aprenda com Santa Teresa para espalhar desta alegria para o mundo. 

Santa Teresa de Calcutá doou a vida para salvar a muitas outras. Confira algumas frases que podem te ajudar na missão de espalhar de uma alegria autêntica: 

  •  Fazei vossa a alegria de amar a Jesus na intimidade do próprio coração e em todas as pessoas e partilhai essa alegria com todos os que encontrardes pelo caminho;
  • Descobri a raiz de toda a alegria: a oração;
  • Um cristão alegre é uma testemunha do amor de Deus;
  • A nossa vida, para que seja rica em frutos, deve encher-se de Cristo; para poder comunicar paz, alegria e amor, deve tê-los dentro de si, porque ninguém dá o que não tem;
  • Que a alegria de nosso Senhor ressuscitado esteja no teu trabalho quotidiano; que seja o caminho para o Pai, a luz que te guia, o teu Pão da Vida;
  • A alegria é uma das melhores defesas contra as tentações. Um coração alegre sabe como defender-se de toda a imundície e pompa do demônio;
  • Uma pessoa cheia de alegria, prega sem pregar. Uma pessoa alegre, resplandece como um raio do amor de Deus, é esperança de felicidade eterna, é chama ardente de amor;
  • Onde recebemos o dom da alegria de amar? Na Eucaristia;
  • Devemos transformar os nossos lares em algo de belo para Deus, onde reine a paz, o amor e a alegria. De que maneira? Orando;
  • Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.

Renascer/Reviver 2022

Neste ano, Comunidade Shalom vai realizar o  Retiro de Carnaval será transmitido diretamente de Fortaleza. “Alegrai-vos! Jesus está vivo!” é o tema deste ano. O Renascer ou Reviver é direcionado às pessoas que desejam ter uma experiência de um carnaval diferente com muita alegria e oração.  Esta alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas!

Leia também| Data oficial do Renascer 2022 é divulgada; confira novidades do retiro

Para ficar por dentro de todas as novidades do Renascer 2022, acompanhe o portal comshalom, o site do evento (www.eventorenascer.com.br) e também as redes sociais da Comunidade Shalom. No site do Renascer, é possível fazer a inscrição gratuita para reder mais informações sobre o Retiro.

Veja também:

São Josemaria Escrivá, mestre do bom humor

São Felipe Néri, o santo com o sorriso de Deus

Confira a receita que São Domingos Sávio utilizou para viver a santidade com alegria

Thomas More, bom humor mesmo na hora do martírio


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.