“Existem coisas que Deus só fala quando estamos juntos”, essa é uma frase dita pelo nosso Fundador para mostrar que Deus faz muito através da da vida comunitária. Por isso, a Comunidade Shalom viveu em todo mundo, e ao mesmo tempo, aquilo que Cristo deseja para a vocação atualmente. A missão do Rio de Janeiro pôde presenciar muitas graças e a renovação do louvor para fortificar a vida missionária.
O Retiro de Transbordamento da Escuta aconteceu no mês de junho no Centro de Eventos do Ceará, mas teve a participação das missões do Brasil e do mundo. No Shalom Rio, houve grandes graças como os votos temporários e perpétuos no Celibato do Reino de Deus de alguns irmãos, e palavras edificantes de Moysés Azevedo.
Sim eterno em favor da humanidade
No sábado (21), a missão do Rio viveu a alegria de contemplar os votos perpétuos no Celibato de três irmãs no Carisma Shalom. O momento foi emocionante com o sim definitivo ao Estado de Vida e por essa escolha total a vontade de Deus na vida de cada uma delas.
“Para mim foi uma grande surpresa de Deus, tanto como eu falei na ação de graças, o Senhor que nos surpreende me surpreendeu, eu fui casada por 42 anos, mês que vem eu faria 50 anos de casada, e o Senhor que rouba meu coração, foi a experiência que eu tive nessa missa de votos perpétuos. Menos de um mês antes de comemorar mesmo viúva os 50 anos de casada, vinha a minha lembrança, Ele que já ocupa, não rouba, ocupa todo o espaço do meu coração, e assim, uma graça de servir e ser toda Dele. Saber que ele cuida de mim, que ele me ama incondicionalmente”, disse Lúcia Helena emocionada após a missa.
Um tempo novo e do sim para todos
Esse tempo já surge muito concretamente na vida dessas irmãs, como no caso de Lúcia Helena, que aos 70 anos continua abandonada na vontade de Deus e ofertando seu sim para o povo que espera uma resposta dos filhos de Deus. “Olha, eu me sinto uma jovem de 70 anos. Nunca pensei em ir para Curitiba. Uma missão nova, que eu nem conhecia esse lugar. E Deus foi me mostrando os caminhos, tanto que já estou indo para lá. Eis me aqui, finalizando hoje o retiro de transbordamento da escuta, um sinal de louvor e gratidão a Deus por mais esse novo na minha vida” finalizou.
Sintonia de Deus nos coloca no mesmo tom
Padre Rômulo lembrou que é uma grande graça sempre quando estamos reunidos, e ainda mais com o nosso fundador, com a Casa Mãe, que transborda para a nossa missão e para todas as missões essa escuta de Deus, e é muito bonito quando nós escutamos a Deus, porque sempre o que Deus tem para nos falar é algo que virar de encontro aquilo que não só mais necessitamos, mas no fundo ansiamos. Porque está no anseio do nosso coração cada vez mais crescer na descoberta, na consciência e sobretudo no cumprimento da vontade de Deus para a vida da comunidade.
“A imagem que me vem é do mundo da música, essa sinfonia, essa sintonia que vai assim nos colocando todos no mesmo tom. Que assim nós possamos ecoar a mesma melodia do coração de Deus e fazer com que esse canto melodioso do amor, da misericórdia de Deus, da graça de Deus, do céu, possa assim chegar à vida de cada irmão e através da vida dos irmãos também, da nossa missão aqui no Rio de Janeiro, nessa cidade que nós amamos, nessa cidade que nos colocamos a serviço e desejamos que cada vez mais assim ela seja tocada e transformada pelo amor de Deus”, completou.
O céu e a terra juntos!
No segundo dia do Retiro de Transbordamento da Escuta 2025, Moysés Azevedo nos mostrava a importância de renovar a nossa esperança de trilhar um caminho de santidade. Com isso, o Moderador Geral explicou que a Comunidade recebia a graça do louvor. Durante o Retiro de Escuta do Conselho Geral de 2025, foi dado uma visualização do céu e da terra, com a união do Senhor e os santos.
Moysés foi reforçando que não rezamos só, mas juntos com nossos irmãos que já estão no céu. Além disso, temos a comunhão com os santos, a Igreja Católica nos ensina sobre isso, estamos unidos na oração e na evangelização. Desta forma, nós aqui na terra conseguimos uma proximidade com o céu. A certeza do céu é conquistada através da oração e de uma vida buscando as virtudes. O plano de Deus é que todos nós alcancemos a eternidade, a missão do Rio de Janeiro tem o testemunho de muitos irmãos que se ofertaram e hoje já não estão mais aqui, mas temos a certeza de que estão no louvor junto ao Senhor.
Isso é motivo de alegria para os que estão no Shalom Rio, mesmo com a saudade pela Pascoa desses missionários, mas com graças alcançadas pela vida de santidade de tantos rostos queridos que doaram suas vidas.
Padre Rômulo dos Anjos é o Responsável Local da missão e desde sua chegada tocou na vida dessas pessoas que se doaram na cidade e hoje estão no “Shalom do céu”, como disse Moysés Azevedo no retiro de Transbordamento da Escuta 2025.
“Então a gente percebe o quanto a Páscoa desses irmãos e dessas pessoas queridas vão também renovando no nosso coração essa consciência do céu. E ao mesmo tempo essa urgência do eterno, porque vai também fomentando em nós o desejo de ter esse olhar para a eternidade, para as coisas que não passam. E isso gera um efeito transformador nas nossas vidas, porque quanto mais temos o olhar e o coração voltados e ancorados no céu, melhor nós vivemos a nossa vida presente, melhor nós tomamos as nossas decisões, vamos fazendo nossas escolhas, porque isso nos faz viver bem o tempo presente. E nos faz com certeza ter um olhar mais no céu e na eternidade”, disse Padre Rômulo.
A urgência de viver já aqui na terra com o olhar no céu foi muito marcante para todos que participaram do retiro e o quanto isso gera em nosso coração o louvor mesmo diante dos desafios de uma vida em Deus aqui na terra.
“Eu espero que nós sejamos cada vez mais assim um odre novo para acolher tanto vinho novo, de tantas graças que Deus nos dá, de tantas possibilidades que Deus nos dá. E a cada momento Deus nos dá uma graça nova e agora esse vinho novo através desse retiro de transbordamento e tudo que se dá se recebe do modo do recipiente”, completou.
Mês de Junho marcante para a missão do Rio de Janeiro
Os missionários da Comunidade na missão do Rio contemplam os feitos de Deus neste tempo e em toda a história do Carisma em terras cariocas. Isso porque, além do Retiro de Escuta, foi comemorado 29 anos de missão na Cidade Maravilhosa no último domingo (29). A Comunidade celebrou uma missa solene no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio, em ação de graças pela evangelização e oferta na cidade deste 1996. A missa foi celebrada por Dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a Vida Consagrada, e contou com a presença de membros da Comunidade, vida e aliança, obra e um povo que testemunhou a glória de Deus.
Ver essa foto no Instagram