Formação

Saiba como aproveitar as últimas semanas do Ano de São José

Não podemos deixar que o Ano de São José chegue a um final abrupto. Daqui uns dias começamos o Advento, celebramos o Natal, e com isso, você pode estar pensando: Para onde foi o ano? Bem, agora é sua chance de agir.

comshalom

O Papa Francisco decretou um Ano dedicado a São José – de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021 – para comemorar os 150 anos do Decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou São José padroeiro da Igreja universal.

A seguir, divulgamos uma lista de atividades para ajudar os fiéis a continuar crescendo na devoção a São José preparada pelo leigo dominicano e autor de livros para a formação espiritual Shaun McAfee. O autor destacou algumas atividades que podem ajudar os fiéis a aproveitar as últimas semanas do ano especial dedicado a São José.

McAfee disse em uma coluna do jornal National Catholic Register que “à luz de todos os outros acontecimentos em todo o mundo”, percebeu-se a necessidade de ter “um santo paterno a quem imitar” e a quem pedir a intercessão “pelas necessidades de nossos tempos difíceis”.

Leia a carta apostólica Patris Corde

A carta apostólica do Papa Francisco Patris Corde (Coração de Pai) deveria estar no topo das listas de leitura para aqueles que desejam seguir o chamado do Santo Padre por uma maior devoção a São José, inclusive antes de terminar o ano.

“O Papa Francisco destaca os benefícios espirituais da imitação de um santo que personificou a alegria do trabalho, a abertura do coração à vontade de Deus e uma devoção amorosa à dignidade da paternidade”, afirma McAfee.

Você pode ler a carta apostólica AQUI.

Lucre uma indulgência plenária

Durante o Ano de São José, o Papa deu a oportunidade de lucrar uma indulgência plenária especial de muitas maneiras. McAfee disse que a indulgência plenária apaga “todo castigo temporal causado pelo pecado” e ressaltou que é “equivalente a um restabelecimento completo da alma”.

O autor disse ainda que entre as ações que podem ser realizadas para lucrar indulgências neste ano estão: confiar o trabalho diário à proteção de São José Operário, fazer um retiro de meditação em são José, rezar para que os desempregados recebam um trabalho decente e rezar uma oração aprovada a são José em 19 de novembro.

>> Conheça 7 maneiras de ganhar indulgências plenárias no ano de São José

Além das ações específicas e do completo desapego do pecado, as três obrigações que acompanham a indulgência são uma confissão sacramental, receber a sagrada comunhão e rezar pelas intenções do Santo Padre.

Recite uma oração dedicada a São José

Nos recorda Santa Teresa de Ávila, “quem se entrega à oração deve ter sempre uma devoção especial a São José, porque não conheço ninguém que possa pensar na Rainha dos anjos, durante o tempo em que tanto sofreu com o Menino Jesus, sem agradecer a ele pelos serviços que então lhes prestou”.

>>Confira 5 orações que você pode fazer

Buscar São José como pai

O autor incentivou “os pais a redobrarem seu compromisso com o bem-estar espiritual de seus filhos. Rezem em família, sejam gentis, pacientes e perdoem as faltas, no silêncio se for necessário, em todo momento, mas especialmente quando as provações entrarem em casa”.

O pai de Jesus também é o nosso pai — e as lutas de José também foram por nós — para que o projeto de salvação da humanidade fosse cumprido com êxito. Deste modo, em São José, encontramos um pai cheio de firmeza, de coragem e de amor apaixonado por cada um de nós, seus filhos adotivos.

Que neste ano dedicado ao homem que trabalhou pelo sustento do próprio Cristo possamos cooperar para que a vontade divina se cumpra em nossas vidas com êxito — e que abandonados à divina providência, possamos abraçar, com José, os mistérios insondáveis que já nos esperam no leito da Cruz. Nós não somos órfãos!

Faça a Consagração a São José

Há já um bom tempo que os católicos têm se consagrado à Santíssima Virgem, seguindo muitas vezes o método do Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora, de São Luís Maria Grignion de Montfort, um clássico da literatura espiritual.

 A consagração total a São José significa que você faz um ato formal de entrega filial ao seu pai espiritual, para que ele possa cuidar do seu bem-estar espiritual e levá-lo a Deus. A pessoa que se consagra a São José quer estar o mais próximo possível do pai espiritual e aos poucos ir se parecendo com ele em virtude e santidade. São José, por sua vez, dará aos consagrados uma atenção, proteção e orientação amorosas.

Maria é nossa mãe espiritual e São José é nosso pai espiritual. A paternidade espiritual de São José é extremamente importante para o seu crescimento espiritual. A consagração total a Maria não é diminuída pela consagração total a São José. Maria quer que você se consagre a São José! Jesus quer que você se consagre a São José! Tudo o que você deu a Jesus e Maria também pode ser dado a São José. Os corações de Jesus, Maria e José são um.

Adquiria seu livro de consagração na Livraria Shalom

Leia também|

Qual sua história com São José?

São José: guardião dos tesouros

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *