Meu nome é Ramon Guedes Fernandes tenho 26 anos e sou de Salvador.
Minha história inicial no shalom aconteceu há mais ou menos uns 9 anos quando fui convidado por uma tia a participar de um seminário de vida no Espírito Santo na Comunidade Católica Shalom que na época era localizada no bairro de Ondina. O seminário foi muito bom. Tive uma experiência com o amor de Deus e me senti muito amado. Neste período então passei a frequentar algumas vezes o Shalom, porém estava na fase da adolescência e haviam muitas coisas “mais atraentes” no mundo. Resolvi então deixar de lado as participações no Shalom e resolvi “curtir a minha juventude” com os meus amigos. Me sentia no direito de ser feliz do jeito que eu quisesse, me contentava com as missas somente no domingo na paróquia que para mim já estava cumprindo o meu papel de católico se é assim eu poderia dizer.
Então chegou a fase da faculdade. Estava muito feliz em ter passado no vestibular para gastronomia, comecei os estudos e essa fase realmente foi quando eu mais me afastei de Deus e muitas coisas foram ocupando o Seu lugar neste tempo: festas, amigos, viagens e até mesmo os próprios estudos. Eu só tinha tempo de trabalhar e estudar, não havia tempo pra Deus. Dizia estar muito ocupado com outras coisas. Nesse tempo os meus pais sofreram, havia a felicidade de ver o filho estudando mas por outro lado a grande tristeza de ver que eu tinha me afastado totalmente da Igreja, tinha me afastado de Deus. Com as idas e vindas me formei em 2011 e neste mesmo ano estava para acontecer algo de muito especial na minha vida: as surpresas e os planos de Deus.
Em 2011 alguns amigos me convidaram a voltar a frequentar o Shalom, e eu resolvi aceitar o convite. Voltei a participar do grupo de oração, participava das missas, das vigílias e dos eventos do Projeto Juventude. Então no mês de setembro aconteceria um congresso de Jovens em Fortaleza, fiquei muito entusiasmado com a ideia de participar. O congresso de jovens foi o ponto chave para o novo que Deus desejava realizar na minha vida. Aquele congresso mudou a minha vida totalmente, com o Tema Enraizados e Edificados em Cristo firmes na fé, pude mergulhar de uma forma mais profunda no conhecimento do Carisma Shalom. As pregações de Gabriella Dias, de Moysés e Emmir me fizeram acordar para uma realidade nunca percebida antes: a VIDA MEDÍOCRE que eu estava levando. No momento da Adoração fiquei muito emocionado… chorava muito e pedia perdão a Deus por tudo que eu tinha feito, e em uma medida muito maior experimentei de uma forma tão profunda um amor nunca vivido antes. Naquele dia eu percebi o quanto eu era amado por Deus e o quanto a sua misericórdia me alcançava. Observava uma felicidade diferente naqueles jovens e eu pedi a Deus para que um dia eu pudesse também viver como aqueles jovens. No fundo a minha alma ansiava por uma nova vida.
De volta para Salvador resolvi conversar com o meu pastor e pedi a ele para no ano seguinte fazer o vocacional e poder crescer na intimidade com o Senhor e com a própria comunidade. Trilhei com muita alegria o caminho vocacional em 2012. Chegando reta final do vocacional fui descobrindo o chamado para comunidade de Vida, mas para mim aquilo era muito e resolvi deixar o vocacional.
Como Deus é muito misericordioso e os seus planos de amor na minha vida, no ano de 2013 retomei o vocacional com força total.
Fazendo um segundo ano vocacional pude amadurecer e crescer muito na intimidade com Deus e com a comunidade. Dessa vez eu disse a mim mesmo: com a graça e a Misericórdia de Deus e de Nossa Senhora eu vou até o fim. Fiz o retiro de aprofundamento, no meio do ano e no final do ano fiz o retiro final e com grande alegria e como uma grande oferta mandei a carta para a comunidade de vida.
A resposta chegou e em breve estarei partido para Florianópolis, terra de missão que Deus me confia para esse tempo. Hoje percebo que podem demorar alguns anos para que os planos de Deus se realizem mais Deus nunca decepciona um filho. Vale a pena ser De Deus! Hoje sou muito feliz por fazer parte dessa Comunidade que me faz experimentar o céu na terra.
Pela igreja pelos jovens, pelos homens quero consumir a minha vida e derramar os meus melhores perfumes por aqueles que sofrem por desconhecerem a Deus. Termino com uma frase muito marcante do nosso Pai Moysés Azevedo: “RECEBEMOS MUITO DO SENHOR, NÃO PODEMOS DEVOLVER NADA MENOS QUE TUDO”.
#PartiuFloripa Vontade de Deus meu paraíso!
Ramon Guedes – Postulante da Comunidade de Vida Shalom 2014