Mundo

Santa Sé disponibiliza igrejas e escolas para refugiados no Iraque

comshalom

1_0_806662O Cardeal-Prefeito, Leonardo Sandri, junto com os funcionários da Congregação para a Igreja Oriental, segue com muita preocupação o agravamento da já delicada situação no Iraque. Também o Patriarca da Babilônia dos Caldeus, Dom Luis Sako, várias vezes depois de sua eleição, expressou opinião sustentando a necessidade de diálogo e reconciliação nacional. Bem como os Arcebispos Caldeu e Siro-Católico de Mossul, Dom Nona e Dom Moshe.

Nestas trágicas horas, os dois Prelados estão ao lado da população cristã e muçulmana forçada a fugir das próprias casas e cidades em busca de sobrevivência. Na terra de Abraão, que se colocou em caminho seguindo a promessa de Deus, se assiste ao enésimo êxodo de centenas de milhares de homens, mulheres e crianças que veem cancelada a promessa de estabilidade e de vida.

O Cardeal Sandri, em um telefonema, pode manifestar pessoalmente a Dom Nona o apoio da Congregação e da Santa Sé para qualquer necessidade. O Arcebispo assegurou que as igrejas, as escolas e os lugares católicos estão abertos a todos os refugiados, num espírito de colaboração entre os membros das várias religiões.

Em nome dos irmãos e dos fiéis, pediu o apoio e a paternidade do Papa Francisco para a unidade da Igreja no mundo, em oração, a fim de fazer germinar novas sementes de justiça. A profética oração pela paz, que no domingo de Pentecostes reuniu o Santo Padre, o Patriarca Bartolomeu I e os chefes de Estado Shymon Perez e Abu Mazen, dois povos em conflito, abre um horizonte de paz também no Iraque e na Síria, assim como em todo o Oriente Médio.

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.