Fazer o jovem refletir e levá-lo a revelar o verdadeiro “barulho” do seu coração. Essa é uma das principais propostas do novo projeto que está na grade da programação da Rede Vida de Televisão, aos domingos, de 14h às 16h. O programa Fazendo Barulho, fruto de uma parceria entre a Comunidade Católica Shalom e a Rede Vida, tem o nome inspirado nas ousadas palavras do Papa Francisco que, em discurso aos jovens durante a Jornada Mundial da Juventude, pediu que se tornassem protagonistas da evangelização. O programa estreou em caráter experimental em 15 de junho, às 10h da manhã, e desde o dia 3 de agosto tem horário oficial às 14h.
Em Buenos Aires, a expressão “¡Hagan lío!” é literalmente fazer confusão; “fazer barulho; fazer-se ouvir; não ficar passivo; reagir; não se acomodar; agitar; ir para as ruas e fazer acontecer.
Atendendo o convite do pontífice, uma equipe de editores, produtores e jovens universitários e missionários da Comunidade Shalom desenvolvem a ideia do programa com o desejo de fazer o Brasil ouvir o verdadeiro barulho que parte do coração de Deus. Com duas horas de duração, com quadros e linguagem inovadores, o Fazendo Barulho atrai jovens e adultos em todas as regiões do Brasil.
O programa é transmitido ao vivo com a participação do público pelo telefone ou pela internet através das redes sociais e traz em seus diversos elementos de conteúdo muita música, notícias da Igreja e do mundo e um conteúdo formativo autêntico. Os apresentadores são os missionários da Comunidade Shalom Gabriela Viana, Diego Macedo e Cláudio Henrique.
“Desejo dizer-lhes qual é a conseqüência que eu espero da Jornada da Juventude: espero que façam barulho. Aqui farão barulho, sem dúvida. Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos. As paróquias, as escolas, as instituições são feitas para sair; se não o fizerem, tornam-se uma ONG e a Igreja não pode ser uma ONG. Que me perdoem os Bispos e os sacerdotes, se alguns depois lhes criarem confusão. Mas este é o meu conselho. Obrigado pelo que vocês puderem fazer”, são as palavras de Francisco que inspiram o programa. O discurso foi feito na catedral do Rio de Janeiro, aos jovens argentinos.
Serviço
Programa Fazendo Barulho
Todo domingo, de 14h às 18h
Facebook: fazendobarulhosh
Assista: www.redevida.com.br/ao-vivo