A Comunidade Shalom agora conta com mais três membros instituídos ao Leitorato e três ao Acolitato, importantes etapas da formação para o sacerdócio. A celebração de instituição foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Tosi, neste sábado (30), no Seminário São José. Os missionários concluíram, respectivamente, o segundo e o terceiro ano de Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza.
Com o Leitorato (serviço da proclamação da Palavra de Deus) e o Acolitato (serviço-auxílio ao altar da Eucaristia), os seminaristas podem auxiliar os ministros ordenados no desempenho de suas funções, além de distribuir a sagrada comunhão aos fiéis. Estes ministérios, apesar de serem próprios dos leigos, são conferidos aos seminaristas por serem obrigatórios para quem almeja a ordenação sacerdotal.
Ao todo, 48 membros do Shalom são candidatos ao ministério sacerdotal. Aos leitores e acólitos instituídos no sábado, somam-se mais três missionários que concluem neste ano os estudos e esperam a ordenação diaconal. Ainda neste mês, outros nove membros da Comunidade farão a seleção para ingressar na Faculdade de Teologia.
A formação e o acompanhamento dos seminaristas são promovidos por benfeitores que contribuem financeiramente e por meio da intercessão. Envie um e-mail para seminaristas@comshalom.org ou curta a fanpage Seminaristas Shalom no Facebook e saiba como ajudar.
Veja a galeria de fotos da instituição do Leitorato e Acolitato, realizada no sábado.
Confira testemunho de Adler Trindade, seminarista da Comunidade de Vida Shalom.
Emanuele Sales