Shalom

Casa do Shalom Amigo dos Pobres é ponto de vacinação contra Covid para pessoas em situação de rua

A Casa São Francisco, que atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, começou hoje a vacinação para este publico, ao todo, foram 170 doses disponibilizadas.

comshalom

O Shalom Amigos dos Pobres atua diretamente com pessoas em extrema vulnerabilidade social. Na casa São Francisco, localizada no centro de Fortaleza (CE), já foram cadastradas cerca de 2.600 pessoas. Com as vacinações contra a COVID-19 liberadas em alguns postos da cidade durante a pandemia, os responsáveis pelo Projeto, juntamente com o CEPOP (Comitê de Políticas Públicas para a população em situação de rua) notaram que na casa havia todas as instalações necessárias para que a imunização também ocorresse lá.

Com isso, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde chegaram ao discernimento que o melhor seria vacinar a população de rua in loco, ou seja, no próprio local onde são assistidos, devido as realidades específicas desse público. Assim, entendeu-se, que seria melhor iniciar a vacinação dos irmãos em situação de rua, pelas organizações onde essa população já frequenta, assim como nas praças onde eles mais se concentram. 

Para serem vacinados, os beneficiários precisam apresentar o CPF e estar em situação de rua, ou morar por aluguel/ pousada social. E assim como todos os vacinados, precisam realizar o cadastro no sistema Saúde Digital, de Fortaleza. Aos que forem receber a vacina na Casa São Francisco, podem realizar lá mesmo o cadastro, ou se já forem cadastrados, é feita a confirmação e um registro para a organização interna.

Em nota, a assessoria de comunicação do Projeto Amigo dos Pobres afirmou que “percebemos este passo como mais um sinal que confirma a nossa missão com a população em situação de rua e vulnerabilidade social. Principalmente quando sabe-se que o Projeto iniciou neste tempo da Pandemia.” Ao serem perguntados sobre a importância da Casa São Francisco ser um ponto de vacinação, responderam que ” é a conquista de um direito deles, por se encontrarem em situação de vulnerabilidade social, permitindo que estejam mais protegidos”.

A vacinação para a população em situação de rua e vulnerabilidade social, em Fortaleza (CE), começou na segunda (24), e hoje, a casa São Francisco, e ocorrerá de forma esporádica com outros pontos de vacinação que atendem esse mesmo público. Atualmente foram disponibilizadas 170 doses para todas as pessoas em situação de rua que queiram receber, não somente aos que usufruem a Casa São Francisco. 

Continue lendo:

Seja um voluntário Amigo dos pobres 

Faça sua doação, e contribua com esta Obra de evangelização

Encontre Cristo nas ruas

Shalom Amigo dos Pobres completa um ano de atividades

Shalom Amigo dos Pobres, uma resposta de amor


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *