Formação

Continência: a virtude que unifica, segundo Santo Agostinho

Delcy Carvalho, no resumo do capítulo X de Confissões, apresenta os desafios de Santo Agostinho para viver a castidade

comshalom
Imagem: unsplash

Deus alivia a quem ele plenamente satisfaz! A vida do homem é uma labuta enquanto estiver nesta passagem terrena, somente a vida plena em Deus pode preencher. Falsas tristezas e verdadeiras alegrias pelejam contra o homem. Em sua condição temporal, na adversidade deseja a prosperidade e na prosperidade teme pela adversidade.

Entre o desejo e o medo, por vezes, a vida humana é cercada de tentações sem tréguas.

Deus ordena a continência, apresentando-a como a virtude que unifica, libertando o homem da fragmentação, da multiplicidade, sendo a unidade benéfica à alma. Sobre a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, a Escritura orienta.

Ainda presente na memória as imagens daqueles prazeres sensuais de outrora, Agostinho, reflete sobre o sono. Enquanto está desperto, vive castamente, mas nos sonos, percebe a sensualidade, a libidinosidade. E isto ocorre, quando os sentidos estão em repouso.

Indaga-se se, quanto está inconsciente, acerca da plena posse de si mesmo, como se estivesse acordado. Estará a razão adormecida enquanto presentes imagens, desejos e até atitudes involuntárias enquanto dorme? No seu percurso de autoconhecimento e confissão, pede que se refreie o seu apetite pelo concupiscível, a fim de obter a plena paz, completando-se nele as misericórdias divinas.

> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Leia também:

Entenda a experiência de Santo Agostinho por trás do poema “Tarde te amei”

Qual a verdadeira alegria segundo Santo Agostinho?

O que Santo Agostinho fala sobre a faculdade da memória?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *