Igreja

São João Paulo II, peregrino e missionário do amor

É sempre bom lembrar tudo o que nos ensinou este santo que estava na experiência fundante do Carisma Shalom e agora na eternidade é nosso intercessor no céu.

comshalom

Um jovem que aos pés de um Papa ofertou a própria vida em favor da evangelização dos jovens… você já deve conhecer esta história, não é mesmo?

Pois bem, o jovem ousado, é o Fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, e o Papa, é São João Paulo II, que inclusive fazemos memória litúrgica hoje. A peça fundamental da experiência fundante e propagador da missionariedade, aclamado por vários feitos, que foi o Papa com o terceiro maior pontificado da história.

Ainda há outros atributos a São João Paulo II, ele era atleta, ator, escritor, poliglota, formador da Teologia do Corpo, Terço Luminoso, Ano da Misericórdia, Ano das famílias, foi também o idealizador da Jornada Mundial da Juventude… isso é apenas um pequeno resumo das missões deste santo padre.

Papa peregrino 

Além disso, ao longo dos quase 27 anos de pontificado, foi reconhecido como Papa peregrino,  realizou mais de 2000 viagens, visitando mais de 120 países, totalizando em média 1,2 milhões de quilômetros. Essas viagens representam 29 voltas ao redor do mundo e três vezes a distância entre a Terra e a Lua. 

“O chamamento à missão deriva por sua natureza da vocação à santidade. Todo missionário só o é autenticamente, se se empenhar no caminho da santidade”

Em outras palavras, São João Paulo II impôs a si mesmo essa vida de peregrino. “Desde o início do meu pontificado, decidi caminhar até aos confins da terra para manifestar esta solicitude missionária, e este contato direto com os povos, que ignoram Cristo.”

Santos e jovens  

Durante o tempo do pontificado de São João Paulo II, canonizou mais de 400 santos, dentre eles: São Padre Pio, Santa Edith Stein,  São Maximiliano Kolbe e São Josemaría Escrivá. 
Além disso houve mais de 1000 beatificações, alguns já canonizados pelos sucessores, Papa Bento XVI ou pelo Papa Francisco.

Com a criação da Jornada Mundial da Juventude, o Papa dos jovens conseguiu formar uma geração de santos atuais, uma juventude apaixonada e enamorada pela missionariedade, que acredita na sacralidade do corpo, que buscam a santidade no dia a dia, fortalecidos pelos frutos da evangelização no cotidiano.

Totus Tuus Mariae

São João Paulo II, o Papa da juventude, foi um santo que chegou à gloria de Deus pelas cuidadosas mãos de Nossa Senhora. Seu “Totus tuus Mariae, nos motiva a também ecoar o nosso: “Sou todo teu Maria”. 

Além de devoto e consagrado à Virgem Maria, São João Paulo II queria que o Rosário se tornasse um “compêndio do Evangelho”, incluindo uma meditação que “também se volte a momentos particularmente significativos da vida pública”. Foram então propostos os “mistérios de luz” ou “mistérios luminosos”.

JPII e a Comunidade Shalom

A Comunidade Católica Shalom é muito grata pela vida e pelo testemunho deste santo, afinal foi aos pés dele que nasceu o Carisma da nossa Comunidade. A santidade é algo possível e atingível, nele, vemos a missão de propagar a missionariedade, o amor por Nossa Senhora e o desejo de aprender mais sobre a Doutrina da Igreja.

Dentro das Edições Shalom, a Comunidade criou o selo editorial jovem, JP2, que esta com descontos exclusivos neste dia de festa. Confira!

Assista: Santos em missão – São João Paulo II

Confira os outros capítulos da série Santos em missão:

Santa Teresinha ensina a maior missão: ser o amor!

São Francisco não hesitou diante da voz de Deus

Santa Faustina, a mística embaixadora da divina misericórdia

Santa Teresa de Jesus e a busca pela determinada determinação

São João XXIII: entenda a relação entre bondade e missionariedade

Beato Carlo Acutis, um jovem eucaristizado no continente digital


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *