Vamos falar de coisas legais? E uma das coisas mais legais que existem são os livros. Quem já descobriu o prazer da leitura sabe que as boas obras literárias são recheadas de narrativas que nos proporcionam o contato com um universo cultural inacreditável e repleto sensações, memórias, sentimentos, dramas, comédias, ensinamentos, aventuras, curiosidades, suspenses, enfim, os livros vêm, por séculos, tornando a vida do ser humano muito mais divertida, rica, funcional e criativa.
Hoje se comemora o Dia Internacional do Livro. A data foi escolhida para homenagear Miguel de Cervantes, o mais famoso escritor espanhol de todos os tempos e William Shakespeare, o maior autor da língua inglesa. Suas mortes ocorreram nos dias 22 e 23 de abril, ambos, no ano de 1616.
Cervantes escreveu um dos clássicos mais difundidos no mundo: Dom Quixote ou, no original, El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de La Mancha. Alguns pesquisadores dizem que é o segundo livro mais lido no mundo, perdendo apenas para a Bíblia que, vamos combinar, é fora de competição, não é mesmo?
Shakespeare que, quando chegou a Londres, começou trabalhando como guardador de cavalos em frente a um teatro, logo passou a ser o copista oficial das peças daquela companhia teatral, até começar a ter seus próprios escritos publicados, anos depois, terminando sua carreira com uma vasta obra que inclui comédias, tragédias, dramas históricos e poesias.
E para celebrar este dia, fica a dica para buscarmos cada vez mais nos empenhar por inserir em nossas rotinas as boas leituras. Já tentou e não deu certo? Não se preocupe, insiste que, um dia, vai dar certo. Talvez o que você precisa seja só encontrar o livro certo para te fisgar para o bom hábito de ler.
Durante esses anos, na nossa coluna do Bendita Leitura, já falamos muito sobre os inúmeros benefícios que a leitura pode gerar em nós, então, vamos aproveitar a matéria de hoje para indicar dez livros clássicos, essenciais para quem aprecia uma boa história.
1 – Dom Quixote (Miguel de Cervantes)
2 – O Rei Lear (William Shakespeare)
3 – Os Irmãos Karamazov (Fiódor Dostoievsky)
4 – A Divina Comédia (Dante Alighieri)
5 – Os Miseráveis (Victor Hugo)
6 – Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
7 – O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)
8 – O Velho e o Mar (Ernest Hemingway)
9 – Dom Casmurro (Machado de Assis)
10 – A Metamorfose (Franz Kafka)
Com certeza há muitos outros clássicos que não foram citados aqui. Por isso, convido você a deixar nos comentários a sua sugestão de Top 10 de leitura, que não precisam ser necessariamente clássicos, mas leituras contemporâneas a seu gosto.
Literatura do Shalom
Seguem também alguns títulos das Edições Shalom, como sugestão de leitura, que podem ser adquiridos através do site www.livrariashalom.org.
Tempo de Paz | Os Mistérios da Terra Média | Teshuvá | Tomas Rocha
Boa leitura!